EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

M. Dias Branco moderniza sua operação intralogística de maneira sustentável

Por Marcelo - Em 25/06/2021 às 12:17 PM

A M. Dias Branco, empresa líder na produção de massas e biscoitos do Brasil, fechou uma parceria com a Jungheinrich, uma das líderes globais em soluções de intralogística, para substituir todas as suas empilhadeiras a combustão e com baterias de chumbo-ácido em equipamentos elétricos com baterias de íon-lítio.

O processo de troca de mais de 216 equipamentos – sendo 45 deles a combustão – começou em 2019 e foi finalizado este ano, já contabilizando redução de 52% nas emissões de CO² e de R$ 1,5 milhão em gastos ao comparar a substituição da matriz energética por eletricidade. Além da maior eficiência energética, as máquinas a íon-lítio podem operar em três turnos, pois permitem cargas de oportunidade em pausas como refeição dos operadores ou reuniões.

Empilhadeiras com baterias de íon-lítio geram muitas melhorias                      Foto: Divulgação

“Cada equipamento (com média de 10.000 horas de utilização) gera uma redução de 52% na emissão de CO² em comparação às empilhadeiras movidas a combustão”, explicou Amélia Medeiros, gerente de Operações de Armazém e Projetos Logísticos da M. Dias Branco.

Com a mudança: a companhia cearense deixou de emitir, aproximadamente, 8,1 toneladas de CO² por mês. Essa troca de equipamentos a combustão pelas empilhadeiras com bateria de lítio equivale a cerca de 112 mil árvores por ano que são salvas para compensar as emissões de gás carbônico. Segundo estimativas da empresa, a economia chegará a R$ 12,2 milhões no contrato firmado de 84 meses.

Com a substituição, a intenção da M. Dias Branco é beneficiar toda a cadeia. “Para os colaboradores, é possível ter a redução de ruídos e melhor ergonomia de trabalho. Para a empresa, máquinas de melhor qualidade proporcionam mais produtividade, e para o meio-ambiente, a não emissão de gases poluentes”, ressaltou Amélia.

Segundo Wanderson Rosas, gerente Regional de Vendas da Jungheinrich, o processo de troca das empilhadeiras não foi afetado pela pandemia. “Nosso time respeitou todos os protocolos de segurança e não mediu esforços para atender e surpreender o cliente”, afirmou.

O contrato de locação da M. Dias Branco inclui equipamentos e manutenção a um custo mensal fixo definido. “Nós cuidamos de tudo, pois a expertise no ramo de empilhadeiras é da Jungheinrich. Ou seja, a M. Dias Branco não precisa mais se preocupar com estoque de peças, manutenção, capacitação de técnicos, aquisição de ativos. Dessa forma, o tempo que o cliente ganha por não se preocupar com isso, passa a investir efetivamente no seu processo produtivo”, completou Rosas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business