Impressões ao dirigir
GLB 200 da Mercedes-Benz: melhor custo-benefício entre SUVs premium
Por Jota Pompílio - Última Atualização 10 de julho de 2021
Jota Pompílio, editor
Nosso último final de semana foi a bordo do SUV mais badalado do momento, o GLB 200. Agora que o GLA é importado da Alemanha e deixou de ser o modelo de entrada na categoria, chegou a vez do GLB brilhar e ganhar um maior volume em vendas. E tá funcionando! Não é à toa que hoje é o SUV mais vendido da marca alemã, acumulando mais de 750 emplacamentos em 2021. E há potencial para vender ainda mais se mantiver o preço competitivo.
Impressões
Nas estradas e ruas, quem o “empurra” é o motor de 1.3, turbo, tá? Ele desenvolve 163 cv e está combinado a um câmbio de sete marchas e dupla embreagem. Consequência: rápido feito um gato subindo numa árvore em fuga. Como numa arrancada, por exemplo. Ideal para família, já que há espaço para sete lugares, o GLB 200 acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge os 207 km/h de velocidade máxima. Numa reta longa, por um breve instante, sem nenhum veículo ao redor, coloquei 160 km/h fácil, fácil e ele pedia mais! Tive que “domá-lo”. Em ultrapassagens, fáceis ou não, uma beleza! Veículo que te passa confiança não tem preço! Durante ultrapassagens rápidas ou retomadas na estrada, o câmbio tem comportamento inteligente para reduções no tempo certo. Vidros hermeticamente fechados, a “zuada” do mundo exterior não existe.
Segundo o Inmetro, o Mercedes-Benz GLB pode marcar 10,1 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. Bateu com o nosso! Traduzindo: para um carro deste porte, tamanho e peso, o consumo tá excelente! Conclusão o Mercedes-Benz GLB tem a melhor relação custo-benefício na linha de SUVs da marca. É capaz de você não encontrar um modelo parecido pelo mesmo preço em outras marcas nesta categoria. A versão que testamos é a Progressive, a top. Ela está na Newsedan – autorizada Mercedes-Benz, em Fortaleza, por R$ 299.990. Há uma versão mais barata que é a Advance.
Assumindo o volante por você!
A bordo, o GLB 200 dá uma aula de tecnologia. Procurei uma vaga e apertei o “mode park” e ele estaciona pra você direitinho. É só você dosar o freio e esquecer as mãos ao volante na baliza. Semiautônomo, quando você aciona o piloto-automático, ele faz uma leitura da velocidade do carro à frente, adere e toma “conta do volante” e freia da mesma forma se o carro da frente o fizer, de súbito ou suavemente. Sem você, condutor, interferir.
O SUV é capaz alemão traz painel digital de 10″, central multimídia MBUX (você fala “olá Mercedes” que uma voz simpática, feminina, te auxilia em tudo), ar-condicionado automático de duas zonas, faróis de LED, rodas AMG de 19″, frenagem autônoma de emergência, assistentes de manutenção e mudança de faixa, monitor de pontos cegos e de desembarque, estacionamento semiautomático e piloto automático adaptativo, carregador sem fios para celular e bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória.
A posição de dirigir, assim como no GLA , se beneficia dos ajustes de altura e profundidade do volante multifuncional. Independentemente da altura do motorista ou do tamanho das pernas, o GLB é ótimo para guiar por muitas horas. O habitáculo segue o novo padrão da Mercedes-Benz, com uma grande tela horizontal que vai do cluster até a central multimídia. A parte superior do painel é revestida por materiais macios, com arremates de aço escovado. Enfim, no interior impera um ótimo gosto, luxo e praticidade em abundância até para porta-objetos.
Convite
Quer provar como a máquina se comporta? O SUV está na Newsedan Mercedes-Benz, na Av. Rogaciano Leite, e está à disposição para testes e venda. No mínimo, uma coisa é certa, você irá se surpreender! E se pegar falando com o GLB 200, você não estará falando em vão, pois ele te responde: é só falar a palavra mágica: “alô Mercedes”, combinado?!
[email protected]