Boas previsões
Japa da Ostra deve fechar o ano com R$ 15 milhões de faturamento
Por Gabriela - Em 02/08/2021 às 5:03 PM
Investimento inicial de R$ 250 mil e a venda online de peixes, carnes especiais e frutos do mar com alto nível de qualidade. Foi assim que surgiu o negócio Japa da Ostra, que é uma empresa que fornece insumos do dia a dia até a alta gastronomia por meio de um diversificado catálogo virtual e deve fechar este ano com R$ 15 milhões de faturamento.
“Fornecemos para supermercados, restaurantes e com forte apelo para o delivery de pessoa física. Em 2018, começamos comercializando apenas ostras, mexilhões e vongoles trazidos de Florianópolis, em Santa Catarina, via aéreo, somente para Fortaleza, no Ceará. Mas, com o tempo, a demanda foi crescendo e fomos ampliando o negócio. Atualmente, temos mais de 500 itens disponíveis em nosso catálogo e atendemos em dois estados: Fortaleza e Rio de Janeiro. O nosso faturamento mensal é de R$ 1,3 milhões, com previsão de fecharmos o ano com R$ 15 milhões de faturamento e lucro de 5%”, revela Kazumy Miura, que comanda a Japa da Ostra junto com o marido, Alexandre Reis.
Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, o casal revelou que a ideia da Japa da Ostra surgiu durante uma viagem para Florianópolis, em Santa Catarina. “Nesta viagem, visitamos a Fazenda Marinha, que cultiva ostras e mexilhões. E, nesta oportunidade, os funcionários apelidaram a Kazumy carinhosamente como Japa da Ostra pelo fato de ela apreciar tanto essa iguaria. E, assim, nessa viagem, surgiu o interesse de levar para Fortaleza as ostras e mexilhões, assim como o nome do nosso negócio”, relata Alexandre.
Portfólio e parceiros de sucesso
Segundo Miura, “a principal característica da Japa da Ostra atualmente é levar produtos diversificados e de alta qualidade aos nossos clientes”, afirma. Sendo assim, o atual portfólio da marca é composto por nada menos que “500 produtos disponíveis no nosso catálogo, que variam desde produtos nacionais a importados de vários lugares do mundo, como, por exemplo, centolla, vieiras, cortes de wagyu, cordeiros, vitelos e muitos outros produtos especiais”, ressalta a empresária.
Além disso, Miura divide que conta com a parceria de algumas marcas food service que fazem toda a diferença em seu empreendimento e sua respectiva diferenciação no mercado. “Hoje, contamos com algumas marcas fortes que, juntas, se completam, sendo a Kikkoman, a Long Way, Ostravagante, Sésamo Real e Guidara. São marcas parceiras que nos apoiam no crescimento contínuo e no desenvolvimento de ambas as marcas”, explica.
Perfil de cliente e inspirações
A partir da vivência e experiência de Miura e Reis, o perfil de cliente da Japa da Ostra também se apresenta hoje em dia como diversificado, assim como o seu portfólio. “Como o nosso catálogo de produtos é bem diversificado, temos clientes A, B e C, mas, em grande maioria, A e B”, elenca o casal, que possui algumas inspirações junto ao negócio. “Nos inspiramos nos grandes players do varejo no Brasil e no mundo, como a Magazine Luiza e a Amazon”, aponta.
Planos de expansão
Mesmo em meio à atual crise social e econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19, Miura e Reis possuem planos de expansão para a Japa da Ostra. “Com a pandemia, tivemos que nos adaptar e focar no delivery B2C e no canal de supermercados. Mas, os nossos próximos planos são a capilaridade máxima nos mercados do Ceará e Rio de Janeiro e futuras expansões em outros Estados pelo Brasil a fora”, partilha.
Segredo do sucesso
Para Miura e Reis, o segredo para alcançar sucesso no atual mercado de alimentação fora do lar está diretamente relacionado a ter “foco na qualidade e na necessidade do cliente, além, é claro, de muita resiliência por causa da fragilidade do mercado em função da pandemia de Covid-19”, indicam.
Por fim, o casal aconselha para os que ainda estão começando no ramo food service “estudar bastante o mercado e saber se posicionar nele. Foi isso que fizemos, sendo que nos posicionamos no mercado de alta gastronomia”, frisam.