Retomada
A volta do fenômeno? Onix e Onix Plus retornam a ser produzidos após paralisação de meses
Por Jota Pompílio - Em 13/08/2021 às 12:09 PM
Jota Pompílio, editor
Enquanto a Fiat deita e rola em vendas, a GM anunciou um produto super conhecido que deverá mudar o curso da história e ranking pelo primeiro lugar: a volta da fabricação por completo, na fábrica de Gravataí (RS), onde são produzidos os modelos Onix e Onix Plus nesta próxima segunda-feira (16). A produção do Onix e de suas versões foi prejudicada pela falta de microchips semicondutores que afetou suas vendas a nível global.
Na Sanauto, em Fortaleza (CE), a gestora Luciana Feitosa vê essa notícia com bons olhos. “Nós estamos muito ansiosos e felizes ao mesmo tempo porque os condutores já estão disponíveis para serem colocaram nos carros e isso significa que a normalidade irá voltar. Ansiosos porque o Ônix é líder em vendas no Brasil, então, para gente, isso quer dizer que a “nossa máquina de vendas” irá volta a girar. Aqui, na Sanauto, nossa equipe de vendas já está se preparando para atender a pedidos futuros e os próprios clientes estão ansiosos para receber seus Onix. Essa é uma ótima notícia porque significa que iremos retomar a liderança de mercado que foi tirada por causa deste problema”, revela Luciana.
Efeito colateral
Sem dúvida, a Chevrolet foi a montadora mais afetada pela escassez de componentes na indústria. Com os modelos Onix e Onix Plus em falta nas concessionárias, a fabricante perdeu posições no ranking de vendas. Segundo o presidente da General Motors da América do Sul, Carlos Zarlenga, milhares de clientes aguardam o retorno dos modelos às lojas. “É o carro preferido do consumidor brasileiro”, diz o executivo.
Fenômeno em vendas
Luciana destaca que o modelo é campeão em vendas há muito tempo e “se agente colocar o Onix próximo de qualquer concorrente, o hatch da GM é superior em vários aspectos”. E a profissional tem razão: o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do Brasil pelo sexto ano consecutivo em 2020. Em um período impactado pelo início da pandemia, com queda de 26% no setor, o modelo da General Motors foi o único a emplacar mais de 100 mil unidades. Por ser um dos mais tecnológicos da categoria, o Chevrolet Onix também foi o mais afetado.