Ventos fortes
Primeira edição da Copa Brasil de Vela de Praia reúne 60 barcos no litoral de Fortaleza
Por Gabriela - Em 23/08/2021 às 12:52 PM
Sob os ventos fortes do litoral de Fortaleza, a primeira edição da Copa Brasil de Vela de Praia terminou neste domingo (22) com 81 velejadores participantes divididos em 60 barcos em classes como Fórmula Kite Foil e a versão tubular, Dingue, Laser Radial, 4.7 e Standard e Hobie Cat 16. Ao todo, sete estados enviaram representantes.
A competição, com foco nas novas categorias olímpicas para Paris 2024, já está confirmada no calendário anual da CBVela, que organizou as regatas com apoio da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará e o Iate Clube de Fortaleza.
Os velejadores participantes encontraram boas condições de regata desde a estreia da Copa Brasil de Vela, na última terça-feira (17). Um dos destaques foi o representante cearense Philipe Nottingham Filho, na classe Laser Standard, com oito vitórias em nove regatas disputadas.
Na versão 4.7 feminina, a baiana Valentina Cunha foi a melhor da competição. Na disputa masculina, Antônio Roma da Fonte, de Pernambuco, ficou com a primeira colocação. Na Laser Radial, o título ficou com Bruno Greve, na Kite foil, o campeão foi o cearense Gerlano Torres e na Tubular foi Rafael Tafuri. Já os cearenses Robert Bezerra e Sculi Ribeiro venceram a classe Hobie Cat 16.
A Copa Brasil de Vela de Praia foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). O patrocínio é do Bradesco com apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Capitania dos Portos do Ceará.