Expansão
Confité: cozinha afetiva e projeção de crescimento de 25% em 2021
Por Gabriela - Em 05/09/2021 às 11:46 AM
“A minha relação com a culinária vem desde criança, sou neta de italianos por parte de mãe e minha avó por parte de pai, juntamente com minha mãe, são as pessoas que mais me inspiram na cozinha. Os eventos familiares sempre eram ao redor da mesa e do preparo dos pratos. Cada encontro acabava virando um evento gastronômico, onde todos ajudavam a preparar”. Quem nos conta isso é Roberta Rosalba, que, juntamente com o esposo, Mário Carneiro, criou a Confité em 2017. A empresa, que vem conquistando seu espaço no mercado cearense, possui produtos e serviços que apresentam como diferenciais a qualidade, a exclusividade, o requinte e o bom gosto.
Os empresários afirmam que o negócio foi iniciado de maneira despretensiosa. De um encontro entre amigos, começaram a surgir pedidos para que fizessem algo voltado para o ramo da gastronomia. “Cozinhar era um ato muito afetivo, em que eu compartilhava exclusivamente com a família e amigos queridos. Cozinhar era a maneira que eu tinha de expressar meu amor e carinho pelos meus, logo, montar um negócio gastronômico, nunca havia sido cogitado”, conta Roberta.
Produtos e serviços
Bobó de camarão, bolos diversos, carpaccio, carne de caranguejo, ceviche, chouxduiche, escondidinho, gnocchi e pavlova são apenas algumas das delícias preparadas com matéria-prima diferenciada. Além de poderem encomendar qualquer produto, a Confité disponibiliza, ainda, o serviço de catering, que são os eventos com montagem e serviço na residência ou espaço escolhido pelos clientes. “Também atuamos nos caterings em aviões, barcos e helicópteros”, revela Roberta. Além de tudo isso, a empresa possui linhas exclusivas de presentes, em que agregam peças com os produtos produzidos na Confité: como as cestas brunch, bolos nas latas personalizadas, potiches de cristal e rose gold com sobremesas e os pratos feitos à mão do Luís Salvador com queijos Melba.
Com o intuito de realizar o trabalho de maneira personalizada e manter sempre elevado padrão de qualidade, a Confité conta com 15 colaboradores e possui fabricação completamente manual e diária. De acordo com Roberta: “Na Confité, nós temos um lema: não servimos comidas, servimos momentos. Antes do lucro, pensamos na sensação e memória afetiva que despertaremos nas pessoas. Usamos insumos de extrema qualidade e fazemos inúmeros testes até atingirmos o nível de exigência de nossos clientes”.
Atuação da empresa
Há tempos a Confité ultrapassou os muros do Ceará e passou a atender o público de diversos outros lugares do Brasil. Além de realizar eventos em outros estados, a empresa também envia, por transporte aéreo, produtos específicos para o Piauí, Recife, São Paulo e Goiânia. “Nosso público alvo são os apreciadores da boa gastronomia e produtos diferenciados”, diz Roberta. Em 2020, mesmo diante do delicado momento do mercado, por conta da pandemia, a Confité conseguiu crescer cerca de 10% e, ainda, colocou em prática o projeto dos produtos petit (para duas pessoas) e as linhas de presentes. “Hoje, conciliamos os eventos maiores com as linhas menores e os produtos da boutique Confité. E, para 2021, projetamos um crescimento de 25%”, afirma a empresária.
Projetos futuros
Sempre atentos às novas tendências, os empresários apostam em grandes novidades para os próximos meses. Além da expansão da boutique Confité com os produtos exclusivos para presente e de um espaço para que as pessoas possam degustar os produtos pronta entrega e não apenas nas encomendas e eventos, a marca estuda algumas propostas para montar a Confité em um shopping de alto padrão em São Paulo. “Estamos apenas vendo a viabilidade de mantermos a qualidade e padrão à distância, devido a produção ser feita artesanalmente”, explica Roberta.