*Pegando o beco com o Fiat Argo
Por Admin - Em 21/11/2017 às 1:18 AM
Testar o Argo, o hatch premium da Fiat, em Fortaleza, eu confesso, foi amor à primeira vista. Como eu sou ligado a cores fortes, o “azul portofino” dele já me conquistou de longe. Inclusive, a Fiat é mestre em seduzir pelas cores ou alguém esqueceu a revolução que os Novos Unos fizeram quando aparecem no mercado? Além da cor, outra coisa que gostei é que o Argo te avisa se está aberto ou fechado pelo retrovisor. Fechado, eles ficam retraídos. Ao desativar o alarme, automaticamente, voltam à cena.
Por dentro, há um ambiente superesportivo e os assentos são muito confortáveis. O painel, com informações digitais e analógicas, é super “descolado” e fácil de entender. Durante a noite ele fica mais atraente. O volante, revestido em couro e cheios de botões, torna-se prático para mudar uma música ou acionar o piloto automático.
Boas respostas
Dirigindo-o, o veículo responde bem ao comando do acelerador e as marchas são bem macias e curtas. O pedal de embreagem é também suave e tem a função secundária de acionar o Start&Stop, que funciona sem trancos. Parece simples, mas isso dá uma boa economia de combustível no final de mês.
Segurança
Para as estradas, na versão HGT, a que eu estava, automática, com motor E.torQ 1.8 Evo, de 139 cv, é suficiente para uma proposta equilibrada. Em ultrapassagens curtas, ele te dá segurança. O motor apresenta melhor arrancada que em modelos anteriores da marca, tendo uma resposta melhor em baixa. Nesta versão, o ronco do motor é mais esportivo por conta do escape diferenciado.Rodando a 120 km/h, o ponteiro marca 2.700 rpm. Nas curvas, ele literalmente cola. Nesse caso, o nível de ruído a bordo é bom. A suspensão tem uma boa calibragem, que mescla boa maciez e melhores respostas aos pisos ruins com um equilíbrio bom em curvas e mudanças rápidas de direção.
Para quem gosta de mesurar o tempo, o Argo HGT precisou de 10,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, levando 7,7 segundos para retomar de 40 a 80 km/h. Abastecido com gasolina, o hatch fez 11 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.
O que diz respeito à conectividade, o Argo tem uma central multimídia que impõe respeito e ar de jovialidade. A tela fica posicionada no console central como uma espécie de tablet com sete polegadas e tela sensível ao toque. Android Auto, Apple Car Play, bluetooth e alta definição estão entre suas características. Há ainda câmara de ré, que trabalha junto com sensores de estacionamento traseiros, dando uma tranquilidade aqueles “barbeiros”.
Preços
Para finalizar, a versão de entrada é a Drive 1.0, tabelada a R$ 46.800, e a configuração mais cara é a HGT 1.8 AT6, oferecida a R$ 70.600.
*Pegar um beco é uma expressão cearense que significa dar o fora, sair de algum lugar.