Volkswagen Virtus: enfim desmascarado
Por Admin - Em 20/11/2017 às 12:30 PM
A fabricante alemã nem esperou a poeira baixar do Novo Polo e já “colocou na fita” um outro modelo, o sedã Virtus. O intuito é ocupar o vazio que há entre o compacto Voyage e o sedã médio Jetta. Quem pensa em comprar um é bom esperar um pouco, pois só deverá chegar em janeiro.
Impressões
O inédito sedã é derivado do Novo Polo e de cara dá para notar que ele é bem maior e mais refinado que o Voyage. Desenvolvido para o mercado brasileiro e produzido na fábrica da Via Anchieta em São Bernardo do Campo (SP), o novo Virtus é feito sobre a plataforma modular MQB. O que é isso? Ele compartilha com o Polo grande parte dos componentes, conjunto mecânico e linguagem visual. Também não é à toa que o novo sedã da Volkswagen é bem semelhante ao irmão hatch: possui o mesmo conjunto de faróis, grade e o capô arredondado cheio de vincos. Porém, a indentidade do Virtus se concentra na traseira – totalmente exclusiva. O para-choque conta com um uma moldura na parte inferior, que atravessa toda a traseira. No fim, o resultado é um sedã elegante e bem mais atraente do que o veterano Voyage.
Inside
O espaço interno é ótimo para as pernas de quem vai atrás. Mérito do entre-eixos esticado em 8,6 cm em relação ao Polo. Mas, pessoas altas, de mais de 1,80 metro de altura ficarão com as cabeças rentes ao teto.
Para quem gosta de viajar, um boa notícia: o porta-malas também do Virtus, no entanto, é generoso. Segundo a Volkswagen, tem capacidade para 521 litros, maior até que o bagageiro do Jetta (510 litros).
O motor
O Virtus terá duas opções de motorização, o 1.6 MSI (117 cv e 16,5 kgfm) e 1.0 TSI, chamado de 200 TSI (128 cv e 20,4 kgfm), com turbo e injeção direta. Esse último será combinado ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas. Com esse conjunto, o Virtus vai de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e chega à velocidade máxima de 194 km/h.
Inimigos à espreita
A Volkswagen ainda não detalhou os preços do sedã, mas levando em consideração de que ele será posicionado entre o Voyage (de R$ 45 mil a R$ 60 mil) e o Jetta (de R$ 81 mil a
R$ 108 mil), Como o Virtus não tem motor 1.0, teríamos que compará-lo em valor com o Polo MSI 1.6, que parte de R$ 54.990. Não fique surpreso se o sedã compacto da VW começar em R$ 59.990 e chegar próximo dos R$ 80 mil na versão Highline com todos os opcionais. Próximo das versões mais caras do Hyundai HB20S, embora o seu porte esteja mais perto dos sedãs compactos crescidos, exemplos Chevrolet Cobalt e Honda City.
Em 2018, o segmento ainda ganhará outros modelos, como o Fiat Cronos, sedã do Argo, programado para chegar às lojas em fevereiro, e sedã Toyota Yaris, que será lançado no segundo semestre do ano que vem.