911 Carrera T: o novo Porsche ganha vida
Por Admin - Em 23/10/2017 às 12:39 PM
Porsche vem ou não vem ao Ceará para o ano? Segundo a assessoria, por enquanto, a resposta é não. Não está em seus planos. Cearense que queira comprar um Porsche zero-quilômetro tem que ir a Recife (PE), na Stuttgart Veículos. Porém, em Fortaleza, particularmente, já vi três mês passado. Isso é um bom sinal. Mas quem sabe um dia, né? O fato é que enquanto a marca não se expande no Nordeste, ela faz isso em termos de modelos, o Novo 911 Carrera T.
Segundo a fabricante de luxo alemã, ele vem com menos peso, relações de transmissão mais curtas na caixa de câmbio manual e tração traseira com bloqueio mecânico do diferencial para melhor desempenho e intenso prazer ao dirigir. O motor entrega 370 cv (272 kW).
Ah, na Porsche, para quem tem curiosidade, o “T” se refere à palavra Touring – também ostenta muitos outros itens de equipamento que não estão disponíveis para o 911 Carrera, incluindo o chassi esportivo PASM de série, rebaixado em 20 mm, o pacote Sport Chrono otimizado para o peso, uma alavanca de mudanças encurtada com diagrama de marchas em vermelho e centros dos bancos em tecido Sport-Tex. O eixo traseiro esterçante opcional, que não era disponível para o 911 Carrera, é restrito ao 911 Carrera T.
Engenheiros da marca afirmam que cada aspecto do equipamento do 911 Carrera T é projetado para otimizar a esportividade e garantir a construção com peso reduzido. A janela traseira e as janelas laterais são feitas de vidro leve e o acabamento das portas inclui alças de abertura.
A absorção de som foi grandemente reduzida, os bancos traseiros são opcionais e também há a opção de dispensar o Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações). O resultado: com peso em ordem de marcha de 1,425 quilos, o biposto é 20 quilos mais leve do que um 911 Carrera com equipamento comparável.
O 911 Carrera T estará disponível globalmente a partir de janeiro de 2018 e já pode ser pré-encomendado. Na Alemanha, o preço será de EUR 107.553, incluindo o VAT (imposto de valor adicionado) e equipamentos específicos para o país. O modelo também será comercializado no mercado brasileiro. A previsão de chegada no país é no primeiro semestre de 2018 e os preços e pacotes ainda não foram definidos.
Aparência original
O design do 911 Carrera T destaca esportividade do cupê com tração traseira. Os elementos da carroceria e as rodas funcionam como elementos claramente diferenciais. Na dianteira, o 911 Carrera T traz um spoiler otimizado aerodinamicamente e os espelhos retrovisores externos Sport Design são pintados de Cinza Ágata Metálico. O modelo é facilmente reconhecido dos lados, graças às suas rodas Carrera S de 20 polegadas Cinza Titânio. Os logos “911 Carrera T” representam outro item diferenciado nas laterais.
A vista traseira é marcada pela grade da tampa do motor, o logotipo Porsche, a identificação do modelo “911 Carrera T” em Cinza Ágata e o sistema de escapamento esportivo fornecido de série, com as ponteiras posicionadas ao centro pintadas de preto. As opções de cores externas são Preto, Laranja Lava, Vermelho Guards, Amarelo Racing, Branco e Azul Miami, além das cores metálicas Branco Carrara, Jet Black e Prata GT.
Interior
A aparência do compartimento de passageiros também tem ênfase na esportividade. O condutor usufrui de bancos elétricos com quatro tipos de ajustes com centro em tecido Sport-Tex, enquanto os apoios de cabeça trazem um logo “911” costurado em preto. O novo modelo Carrera T também vem, pela primeira vez, com a opção de bancos integrais tipo concha.
A direção fica por conta do volante esportivo GT com aro de couro e o seletor de modos de condução disponível de série no volante permite que o motorista selecione diferentes programas de direção. A alavanca de câmbio encurtada com diagrama de marchas em vermelho continua exclusiva do 911 Carrera T. Os frisos decorativos no painel e nas portas são pretos, assim como as alças de abertura das portas. Uma novidade é o opcional pacote interno T, que cria um visual ainda mais esportivo com as cores contrastantes Amarelo Racing, Vermelho Guards ou Prata GT. Essas cores podem ser usadas para adicionar toques visuais em vários componentes internos, tais como os cintos de segurança, o logo “911” nos apoios de cabeça ou a parte central dos bancos em Sport-Tex.
Elevação no desempenho
O motor horizontal de seis cilindros com três litros de deslocamento e turboalimentação dupla gera uma potência de 370 cv e um torque máximo de 450 Nm, disponível entre 1.750 e 5.000 rpm. A relação peso-potência foi melhorada para 3,85 kg/cv, garantindo um desempenho superior e uma dinâmica de condução ainda mais ágil. Graças à transmissão manual com relações de marchas mais curtas e ao bloqueio mecânico do diferencial, o 911 Carrera T pode arrancar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos – 0,1 segundo mais rápido do que o 911 Carrera Coupé. O modelo atinge 200 km/h em apenas 15,1 segundos. A transmissão de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK) é oferecida como opção para o Carrera T, permitindo que o veículo atinja 100 km/h em 4,2 segundos e chegue a 200 km/h em 14,5 segundos. As duas opções de transmissão permitem atingir uma velocidade máxima acima de 290 km/h.
Porsche
A montadora tem sede em São Paulo e é a primeira subsidiária da Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015 no país. A rede de concessionárias da Porsche no Brasil possui, atualmente, nove pontos de vendas. A marca pode ser encontrada, tanto para vendas como nos serviços de pós-vendas nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília e Ribeirão Preto.