Moda Circular
Shopping RioMar Fortaleza recebe a primeira loja física da Scamb no Brasil
Por Gabriela - Em 04/10/2021 às 10:48 AM
Ampliando seu mix de operações, o RioMar Fortaleza acaba de inaugurar a primeira unidade física da startup Scamb no Brasil. Primeira loja do mercado de “second hand” a operar em um shopping no Nordeste, em um modelo Phygital, a loja está localizada no Piso L1, próximo aos Mercadinhos São Luiz.
O Scamb é uma startup que nasceu para atuar no tripé moda + tecnologia + sustentabilidade, e objetiva tornar-se referência no universo de segunda mão brasileiro. Na loja física, os clientes poderão ver, experimentar e comprar produtos femininos e infantis de segunda mão, selecionados especialmente pela curadoria de moda do Scamb, tudo por meio da própria plataforma.
Caso não encontrem o que desejam, os consumidores poderão acessar o site pelos tablets da loja, escolher as peças que querem e receber tudo em casa. Também haverá na loja o serviço de recolhimento de peças usadas de clientes. Um mini estúdio foi montado para que atendentes do Scamb possam fotografar e cadastrar essas peças recolhidas, facilitando a experiência e estimulando a participação das pessoas neste movimento. Com a venda desses itens, os clientes podem usar os pontos adquiridos para comprar outros itens na loja física ou online.
Alinhado ao conceito de aproveitar “coisas que já existem”, o projeto e o mobiliário da loja, idealizado pela Lagus Arquitetura, reutiliza peças e itens de outras instalações.
Moda Circular
Fundado por um grupo de executivos do mercado de moda e tecnologia, o Scamb quer colocar o que está parado para circular de forma única, divertida, sustentável e econômica. Apesar do site estar aberto para a circulação de qualquer coisa, os itens de moda femininos e infantis representam a grande parte das transações do Scamb no momento.
Por mais que o conceito de consumir segunda mão tenha se difundido bastante no Brasil nos últimos anos, ainda há muitas barreiras e preconceitos sobre o assunto. Por isso, o Scamb acredita que é tão importante apresentar sua proposta também no “mundo real” – para que as pessoas possam ver e entender na prática o conceito da plataforma e desmistificar paradigmas que ainda existem sobre “consumir coisa usada”, oferecendo uma experiência surpreendente aos clientes.
Pensando nisso, a estratégia da startup foi avançar para o conceito Phygital, usando a tecnologia para fazer a ponte entre o mundo digital e o mundo físico com o objetivo de proporcionar uma experiência interativa e completa para o usuário. O objetivo é promover a real circularidade dos itens e aumentar a vida útil das coisas que já existem, com uma solução econômica e sustentável para os usuários.
Uma das diferenças do Scamb em relação às plataformas padrão é que o Scamb promove a economia circular e também garante que ela aconteça, uma vez que as coisas circulam dentro da própria plataforma. Os itens vendidos por usuários se transformam em moeda para a aquisição de outros itens dentro da plataforma, fazendo com que as coisas circulem dentro deste próprio ecossistema.