Experiências no período
Onélia Santana pilota o lançamento da coleção de livros “Educação no Ceará em Tempos de Pandemia”
Por Gabriela - Em 05/10/2021 às 10:37 AM
Em cerimônia realizada na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, pilotou o lançamento da coleção de livros “Educação no Ceará em Tempos de Pandemia”.
A publicação é uma parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Programa Mais Infância Ceará, com apoio institucional do Instituto Unibanco (IU) e parceria técnica da Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUece).
Além de Onélia, estiveram presentes no lançamento a secretária da Educação, Eliana Estrela; o superintendente executivo do IU, Ricardo Henriques; a presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Ada Pimentel; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – secção Ceará (Undime-CE), Luiza Aurélia Costa; e o deputado federal Idilvan Alencar.
A coleção apresenta um panorama das vivências de professores, alunos e gestores escolares durante a pandemia, contextualizando os impactos da covid-19 e as ações da Seduc para adequar a rotina de trabalho dos profissionais, no intuito de preservar a aprendizagem dos estudantes.
O conjunto de obras é composto por 95 artigos e relatos de experiências, organizados em três volumes temáticos. O primeiro aborda estratégias de gestão escolar. O segundo apresenta medidas adotadas nas redes municipais, valorizando o regime de colaboração praticado no Ceará. E o terceiro traz pontos de vista acerca da docência, com destaque para as novas formas de ensinar e de aprender na rede pública estadual.
“Não estávamos preparados para enfrentar uma pandemia. Esta é uma conquista importante e hoje se torna um dia histórico, porque simboliza uma superação das dificuldades vivenciadas durante estes tempos desafiadores. É um orgulho fazer parte da equipe de produção deste material pedagógico. Agradeço o empenho de todos os que concorreram à seleção de artigos”, disse Onélia Santana.
A coleção também ficará disponível no site da Seduc.