Negócios de sucesso
O segredo por trás do fenômeno Magalu
Por Admin - Em 11/10/2021 às 11:05 AM
Luiza Helena Trajano tem sido uma das figuras públicas mais destacadas da economia brasileira. E, nos últimos tempos, até da política. O segredo por trás do fenômeno Magalu está em dois fatores. O primeiro: uma visão de negócios em sintonia com todos os processos mais modernos do varejo mundial. Da venda em lojas físicas até o e-commerce, passando pela inovação criada durante a pandemia: a formação de uma rede de pequenos e microempresários que precisavam dar vazão ao que produziam e precisavam vender. Já em 2018 Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, embarcou em uma viagem de 25 dias pela China. Naquele ano, as ações estavam em alta, a empresa já valia R$ 15 bilhões e muita gente se perguntava quais seriam os próximos planos para continuar crescendo.
Fred voltou da viagem com a resposta. Inspirado no modelo das gigantes Alibaba e Tencent, seu objetivo desde então tem sido transformar o Magalu no ecossistema digital do varejo brasileiro, com lojas físicas e um super aplicativo. De lá pra cá, o plano avançou. Em 2020, o Magazine atingiu, pela primeira vez, a segunda maior participação no e-commerce brasileiro (atrás apenas do Mercado Livre) e foi a varejista de bens duráveis que mais faturou no país. Desde o início do ano passado também anunciou a aquisição de 22 empresas. Mas, com empresas asiáticas (incluindo o Alibaba) investindo no e-commerce brasileiro e cada vez mais empresas produzindo um superapp, a pressão sob o Magalu segue aumentando.