ENERGIA DO FUTURO
Camilo assina novos protocolos com quatro empresas para o Hub de H2V
Por Marcelo - Em 13/10/2021 às 10:31 PM
O governador Camilo Santana anunciou nesta quarta-feira (13), quatro novos protocolos de entendimento com empresas que pretendem produzir Hidrogênio Verde no Ceará. A solenidade contou com a participação de representantes das empresas Eneva, Diferencial Energia, Hytron e H2Helium, todas brasileiras. Com isso, já chegam a nove as empresas com documentos assinados, garantindo investimentos superiores a R$ 100 bilhões.
Ele ressaltou o enorme potencial em energias renováveis que o Ceará possui e isso ajudará na substituição de combustíveis que geram emissão de carbono no mundo. “Estamos muito felizes em receber esses novos investimentos em Hidrogênio Verde, que é o combustível do futuro. Temos a possibilidade de dar uma grande contribuição ambiental pro planeta e ainda gerar oportunidades de trabalho e empregos pros cearenses, melhorando a economia do Estado”, afirmou.
A assinatura dos protocolos contou com as presenças dos secretários Maia Júnior (Sedet); Lúcio Gomes (Seinfra); Francisco Teixeira (SRH); Artur Bruno (Sema); Inácio Arruda (Secitece); da secretária-executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros), e do presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa. Além do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, e do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
Maia Júnior agradeceu a liderança do governador Camilo e o apoio fundamental da Universidade Federal do Ceará e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. “Hoje concluímos o processo de atração de quatro novas indústrias que, certamente, fortalecem nosso Hub de H2V, uma iniciativa pioneira no Brasil, com intuito de reduzir níveis de redução de poluentes”, ressaltou.
O Governo do Ceará, em parceria com a FIEC, UFC e Complexo do Pecém, lançou no dia 19 de fevereiro deste ano o HUB do Hidrogênio Verde. Durante o evento, Camilo Santana apresentou o potencial do Estado em se tornar um fornecedor global desse tipo de combustível, contribuindo para a redução dos níveis de CO² na atmosfera, que provoca o efeito estufa.
Até agora, foram atraídas nove empresas interessadas em produzir o combustível do futuro no Porto do Pecém. As australianas Enegix Energy e Fortescue, a francesa Qair, a norte-americana White Martins e a Neoenergia assinaram entre os meses de fevereiro e setembro. A EDP anunciou no mês passado a primeira usina de H2V do Ceará, que já deve iniciar sua operação em 2022. São mais de R$ 100 bilhões em investimentos.
Assista ao vídeo: