Qualidade da farinha de trigo requer altos investimentos

Por Admin - Em 18/06/2019 às 4:10 PM

Transformadores como padeiros, pizzaiolos, boleiras, entre outros, precisam de uma farinha de trigo, com características específicas, que garanta que a receita que ele se acostumou a fazer seja executada à perfeição.

Por isso, os moinhos, que são os responsáveis por transformar o trigo em farinha de trigo, manter sempre a mesma qualidade para um produto agrícola é um desafio. 

“Como todo produto agrícola, o trigo pode variar a cada safra, dependendo da qualidade do solo, do tempo, da quantidade de chuvas ou des técnicas de colheita”, explicou Arthur Benevides, gerente comercial regional e moinhos da M. Dias Branco.

Ou seja: é a transformação do trigo, um produto in natura, em farinha de trigo, com a adição de poucos ingredientes, como o ácido fólico, conforme a legislação brasileira.

A qualidade das farinhas varia de ano para ano e para que cheguem aos transformadores ou ao consumidor final sem alterações, o segredo chama-se blend – a mistura de trigos nacionais ou importados de duas ou mais safras.

O blend define não apenas a qualidade dos pães, pizzas, bolos e massas em geral, mas tem um impacto sobre todo o processo de produção, buscando a melhor performance para o produto final. 

“E para garantir um blend sempre adequado a cada produto, o moinho tem que ter capacidade de estocar farinhas e trigos de diferentes safras em condições ideais de higiene, segurança e climatização, o que exige grandes investimentos”, completou Arthur Benevides.

Moinho Dias Branco realiza constantes investimentos para garantir a qualidade de suas farinhas

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business