APRESENTAÇÃO DE PITCHES
Senai Ceará debate soluções inovadoras para o ensino técnico nesta quinta-feira
Por Marcelo - Em 10/11/2021 às 2:03 PM
O Senai Ceará realiza nesta quinta-feira (11), uma maratona de tecnologia aberta ao público, com inscrição prévia, o 1º Hackathon Mundo Senai, que integra a programação do evento Mundo Senai, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil. Os participantes deverão criar soluções tecnológicas para problemas reais da instituição para serem resolvidos pelo público inscrito.
O 1º Hackathon Mundo Senai será realizado na unidade da Barra do Ceará, a partir das 14 horas, e terá como tema: “Soluções inovadoras em prol do ensino técnico”, com uma premiação que chega a R$ 2 mil. A maratona teve início na última segunda-feira, de forma online, com os participantes inscritos, para detalhar os desafios/problemas, promover integração e alinhamento das equipes.
Os pitches deverão ser enviados até hoje (10) e, amanhã à tarde, as equipes estarão presencialmente no Senai Barra do Ceará para apresentar os projetos em formato de pitch. A divulgação dos vencedores ocorrerá após as apresentações.
Foram propostos dois desafios: O primeiro é: “Começou meu curso e agora?” Quais os dias de aula? Quem são meus professores? Posso conhecer minha turma? Quais módulos vou estudar? Onde posso acessar os conteúdos? Esses são alguns questionamentos que os alunos do Senai fazem diariamente. Pensando nisso, busca-se uma resolução para deixar todas essas perguntas respondidas.
O outro desafio é: “Testando os conhecimentos do aluno”. Muitos cursos técnicos do Senai exigem um conhecimento prévio do assunto, porém, algumas pessoas possuem esses conhecimentos, mas não conseguem provar por meio de certificados. Dessa forma, constantemente é preciso aplicar testes para garantir que a pessoa possui tal experiência. O Senai busca uma maneira fácil de explicar e aplicar essa prática.
O Hackathon Mundo Senai tem o objetivo de proporcionar a participação e engajamento do público geral a um momento de troca de conhecimentos e experiências; disseminar e fortalecer a cultura de inovação e tecnologia ao público geral; fortalecer o ecossistema de inovação cearense; incentivar a comunidade de escolas públicas a participar de momentos de inovação, e sensibilizar estudantes, professores, técnicos e dirigentes de instituições de educação públicas cearenses e brasileiras quanto à importância da inovação no ambiente escolar.