AMPLIAR AS EXPORTAÇÕES
Apex-Brasil vai inaugurar núcleo do PEIEX para qualificar empresas cearenses
Por Marcelo - Em 10/11/2021 às 4:49 PM
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará no próximo dia 25, em Fortaleza, um importante instrumento de apoio à exportação no Ceará: a inauguração de um núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com o CIN (Centro Internacional de Negócios), por meio do convênio firmado com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará.
O evento de lançamento será realizado no Auditório Luiz Esteves, na Casa da Indústria, sede da FIEC. O núcleo tem sede em Fortaleza e o objetivo é qualificar 100 empresas do Ceará para que passem a comercializar seus produtos em outros países. É a terceira edição do PEIEX no estado, no período de 2008 a 2018, em suas duas últimas edições, o programa atendeu 1.338 empresas.
Nesse novo ciclo do programa, as empresas cearenses receberão um atendimento totalmente direcionado para a exportação. “São esperados resultados mais expressivos no âmbito das exportações e, principalmente, da promoção comercial internacional”, destacou Amanda Mesquita. Ela completa: “importante ressaltar que a metodologia do PEIEX recentemente passou por uma revisão para atendimento de empresas de serviços, com foco em tecnologia da informação e games, setores que têm crescido muito nos últimos anos. O retorno do PEIEX para o Ceará visa consolidar o potencial exportador do Estado, de modo que as empresas possam entrar no mercado internacional de forma sustentável”.
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o programa em todo o Brasil, com núcleos operacionais instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa.
Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. No mesmo dia também haverá uma apresentação da área de inteligência da Apex-Brasil acerca do potencial exportador do Estado.