O poeta do Brasil
Lúcio Alcântara lança o livro “Atopia Poética de José Albano” no Palácio da Luz
Por Gabriela - Em 11/11/2021 às 5:37 PM
Na tarde desta quinta-feira (11), o ex-governador do Ceará e titular da cadeira de número 26 da Academia Cearense de Letras, Lúcio Alcântara, pilotou o lançamento do livro “Atopia Poética de José Albano” no Palácio da Luz.
O livro, apresentado pelo acadêmico Pádua Lopes, foi editado pela Fundação Waldemar Alcântara e faz o justo resgate da obra do poeta José Albano, falecido em 1923. Com 53 páginas e coordenação editorial de Silvia Furtado, a publicação conta com textos de Sânzio Azevedo e Lúcio Alcântara.
Sobrinho bisneto do Barão de Aratanha, José d’Abreu Albano nasceu em Fortaleza e estudou em várias escolas na Europa. A convite do barão do Rio Branco, trabalhou no Ministério das Relações Exteriores, sendo transferido posteriormente para o Consulado Geral de Londres, em 1908, permanecendo na capital inglesa até 1912.
Abandonou o trabalho para viajar pela Europa, Ásia e África, retornando ao Brasil em 1914. Ao fim da Primeira Guerra Mundial, morou em Paris, onde faleceu aos 41 anos. Sua obra literária inclui cerca de sete livros, alguns dos quais publicados em Barcelona.