Roberto Cláudio fala sobre prioridades da saúde
Por Admin - Em 29/05/2019 às 1:59 PM
O prefeito Roberto Cláudio apresentou a palestra “Prioridades da saúde no atual cenário”, na abertura do VI Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e do VI Encontro Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde, realizada no Marina Park Hotel.
A cerimônia, realizado na noite desta terça-feira, reuniu profissionais do direito e da saúde, além de gestores. Segundo o presidente do Congresso, Ricardo Madeiro, o intuito do evento é promover a efetivação da saúde como direito, minimizando processos de judicialização nas esferas públicas e privadas.
O prefeito de Fortaleza compartilhou a sua experiência enquanto gestor e médico sanitarista com formação em saúde pública, bem como estimulou uma reflexão sobre o atual momento brasileiro.
E elencou os desafios de gerir orçamentos que visam ao avanço da qualidade da assistência à população. “Há razões econômicas, outras subjetivas, para justificar o problema. O objetivo sempre deve ser melhorar a gestão e a auditoria de procedimentos para aliviar a dor dos pacientes”, disse.
Dos 2,7 milhões de habitantes de Fortaleza, cerca de 2,3 milhões são usuários exclusivos do SUS. Para promover maior efetividade ao sistema, o compromisso primordial deve ser combater a ineficiência administrativa e investir recursos de forma estratégica.
“Isso demanda desprendimento, solidariedade e compartilhamento da sociedade e da elite brasileira. Ninguém tem um sistema de saúde como o nosso sem que haja pressupostos de financiamentos estáveis e sólidos para concretizar esse direito, garantido pela Constituição”, completou Roberto Cláudio.
Roberto Cláudio disse que há muitos desafios em gerir orçamentos numa área tão demandada
Foto: Divulgação