ZEE pode afastar investimentos hoteleiros no Ceará

Por Admin - Em 28/05/2019 às 7:55 PM

O Ceará tem um litoral com mais de 540 quilômetros de extensão e onde poderiam ser implantados grande resorts de frente para o mar, assim como acontece em regiões de grande potencial turístico como o Caribe, as Ilhas Maldivas e outros locais.

Entretanto, o projeto de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da zona costeira, pode acabar afastando os investimentos – principalmente de redes de resorts internacionais – uma vez que na sua redação inicial restringe as áreas que poderão ser exploradas pela iniciativa privada.

O próprio titular da Setur, Arialdo Pinho, defendeu, ano passado, a implantação da ZEE, mas de forma que possa garantir a segurança jurídica para grandes grupos hoteleiros nacionais e internacionais que estariam dispostos a investir R$ 10,5 bilhões em 19 empreendimentos no Litoral Leste e outros dez no Litoral Oeste do Ceará.

Em entrevista à revista Balada IN, Arialdo disse que também seria interessante haver o disciplinamento de áreas para o desenvolvimento turístico em locais como o Sertão Central, a Região do Cariri, e a Serra Grande, garantindo a geração de novas oportunidades de trabalho para os cearenses.

Evidentemente, não se pode deixar que áreas de preservação ambiental, principalmente às margens de rios, lagos ou mananciais hídricos sejam devastados. Entretanto, é preciso haver um amplo diálogo, a fim de evitar que investimentos hoteleiros de grande porte, que geram centenas de empregos e movimentam toda a economia da região em seu entorno, sejam afastados do território cearense. Cabe haver bom senso entre as partes envolvidas.

Empreendimentos de grande porte podem ter dificuldades de implantação no litoral cearense

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business