In SP
Museu do Ipiranga lança linha do tempo digital
Por carol - Em 01/12/2021 às 8:21 PM
A cada dia mais próximo da reabertura, o Museu do Ipiranga lança uma linha do tempo digital e interativa, com recursos de vídeo, áudio, imagens e arquivos.
Desenvolvida em parceria com a plataforma Timelinefy, a Linha do Tempo do Museu é dividida em três vertentes: a primeira delas, contendo os principais fatos históricos envolvendo a Independência do Brasil e a construção e história do Museu; a segunda, com a cronologia das obras de ampliação e restauro do Edifício-Monumento; e por fim, uma linha que conta o cuidado com o acervo durante as obras. À medida que a obra avança, a linha do tempo será atualizada periodicamente, até a sua conclusão.
Por meio de recursos audiovisuais e ferramentas de conexões entre as linhas, a plataforma possibilita o entendimento das relações entre eventos do passado e do presente, conectando a história do país, do Museu, do acervo e das obras atuais em uma experiência interativa.
A linha do tempo conta com recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição, e será disponibilizada gratuitamente no novo site da instituição, a ser lançado em breve.
“Ao longo desses quase dez anos em que esteve fechado, o Museu do Ipiranga realizou inúmeras atividades em diversas frentes. Agora, já em contagem regressiva para a reabertura, é fundamental retomarmos esta memória”, comenta a professora Solange Ferraz de Lima, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Museu do Ipiranga.
“Com a Linha do Tempo, o público terá a oportunidade de entender em profundidade a trajetória deste projeto de restauro sem precedentes no Brasil, assim como as diversas frentes de atuação que compõem o Novo Museu do Ipiranga”, conclui.