TENDÊNCIA DE ALTA

Copom anuncia nesta quarta-feira o novo valor da taxa básica de juros do País

Por Marcelo - Em 06/12/2021 às 11:20 AM

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza nesta terça e quarta-feiras (7 e 8) a última reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, a taxa está em 7,75% ao ano, com tendência de alta.

Copom do Banco Central anunciará a nova Selic nesta quarta-feira                   Foto: Divulgação 

Com a alta da inflação, a expectativa do mercado financeiro, consultado pelo BC, é que os juros básicos subam 1,5 ponto percentual para 9,25% anuais. O atual ciclo de alta da Selic começou em março deste ano, quando a taxa subiu de 2% para 2,75% ao ano.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. É o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle.

Vale lembrar que as taxas de juros do crédito não variam na mesma proporção da Selic, pois esta é apenas uma parte do custo do crédito. Os bancos também consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Inflação

Para 2021, a meta de inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA), que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior é 5,25%. Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IPCA ficou em 10,67%, no resultado acumulado no período de 12 meses encerrado em outubro último. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business