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PESQUISA DA FECOMÉRCIO CEARÁ
Compras de Natal deverão movimentar R$ 353 milhões no varejo de Fortaleza
Por Marcelo Cabral - Em 07/12/2021 às 3:54 PM
O levantamento realizado pela Fecomércio Ceará revela que as compras de Natal devem movimentar R$ 353 milhões no comércio varejista de Fortaleza este ano. Este foi o resultado da Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará. Segundo o estudo do IPDC, 46,9% dos consumidores irão às compras neste ano.
Devido à pandemia do Covid-19, a pesquisa não foi realizada no ano passado, mas o resultado projeta um crescimento nominal de 10,8% sobre o mesmo levantamento na edição de 2019, mantendo o Natal como a data comemorativa mais importante para o varejo da capital cearense.
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Compras de Natal devem se concentrar nos shoppings, diz pesquisa Foto: Portal IN
O perfil dos entrevistados que afirmou intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (48,1%), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (52,4%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (70,7%).
Os semiduráveis lideram a intenção de compra dos entrevistados, com destaque para itens de uso pessoal, como roupas, brinquedos e calçados. Os eletrônicos e eletrodomésticos, por sua vez, são mais procurados durante os períodos de promoções, como a Black Friday ou nas liquidações de início do ano, não se mostrando com citação relevante na intenção de compra para o Natal.
Dos produtos que lideram a intenção de compras, artigos de vestuário foram citados por 72,7% dos entrevistados, sendo mais relevante para o grupo de consumidores do sexo masculino (72,9%), com idade até 20 anos (73,5%) e renda familiar mensal entre três e seis salários mínimos (73,1%).
Os brinquedos, citados por 32,0% dos entrevistados, serão mais procurados pelas mulheres (35,6% de resposta afirmativa), do estrato etário com mais de 36 anos (35,3%) e do grupo com renda familiar entre três e seis mínimos (41,9%).
Na terceira posição da lista dos produtos mais procurados, calçados, cintos e bolsas tiveram 27,0% de citação. A média de gastos deve ser de R$ 427,00 por consumidor. O valor de gastos individuais é maior no grupo de consumidores do sexo masculino (R$ 503,00), com idade superior a 36 anos (R$ 481,00) e com renda superior a seis mínimos (R$ 961,00).
Quanto ao possível local de compra, destacam-se os shopping centers e centros comerciais (68,2%) e as lojas de rua (25,9%), mas também haverá procura nos supermercados e hipermercados (17,4%), comércio informal do Centro da cidade (15,6%), nas plataformas de comércio eletrônico na internet (13,2%) e lojas de departamentos (10,1%).
A pesquisa mostrou ser fundamental, para a decisão de compra, a política de preços das lojas, pois o consumidor estará em busca de promoções (52,3% dos entrevistados citaram esse fator como relevante), mas também estará atento à qualidade dos produtos (32,8%), o bom atendimento (19,4%) e a variedade de produtos (17,6%).
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