Nesta quinta
Arquiteta Márcia Cavalcante lança livro mostrando a história da evolução urbana dos edifícios em Fortaleza
Por carol - Em 09/12/2021 às 1:22 PM
Como a arquitetura habitacional produzida em Fortaleza incorporou a modernidade? Como ocorreram as mudanças na forma de morar e como elas interferiram na estrutura urbana da capital cearense? Qual o papel do profissional arquiteto na promoção das transformações urbanas e arquitetônicas? Esses e outros questionamentos são respondidos no livro “Edifícios de Apartamentos em Fortaleza: Universalidades e singularidades”, de Márcia Gadelha Cavalcante, arquiteta, pesquisadora e professora do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A obra tem lançamento nesta quinta-feira, 9, às 19 horas, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. “Edifícios de Apartamentos em Fortaleza” é fruto da tese de doutorado da professora, aprovada em 2015 no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. A excelência e o ineditismo do trabalho resultaram na indicação para representar o referido programa junto ao Prêmio Anparq (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) ano 2016.
De acordo com o professor orientador, arquiteto e doutor em História pelo IFCH Unicamp, Abílio Guerra, a pesquisa de Márcia Cavalcante mostrou como a verticalização ganhou gabaritos cada vez mais expressivos, enquanto a ocupação inicial concentrada na área central de Fortaleza migrou gradativamente para o leste, em direção à Praia do Futuro.
“Por outro lado, não se verifica em Fortaleza a decadência severa em áreas das primeiras verticalizações datadas da década de 1930. Essas, ao contrário, são habitadas por camadas médias ou populares, que mantêm os vínculos orgânicos entre habitação e cidade”, avalia Guerra.