PARCERIAS COM O SETOR PRODUTIVO

Camilo Santana destaca capacidade de investimentos do Ceará e o Hub de Hidrogênio Verde em almoço na FIEC

Por Marcelo - Última Atualização 13 de dezembro de 2021

O governador Camilo Santana participou nesta sexta-feira (10), do Almoço de Fim de Ano oferecido pela diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, destacando que pelo sexto ano consecutivo o Estado foi o primeiro lugar em investimento público do Brasil, proporcionalmente, em relação à sua economia.

Ricardo Cavalcante agradeceu ao governador Camilo Santana pela parceria dos últimos anos                                 Foto: Portal IN

“Nominalmente, pois ninguém pode comparar o Ceará com São Paulo, ano passado fomos o terceiro colocado no País. O que permite, hoje, fazer todos os investimentos importantes que o Estado precisa, e tem feito. Inclusive liderando na questão da transparência”. Ele ressaltou, ainda, que o produto interno bruto cearense tem crescido acima da média nacional, acumulando nos últimos 13 anos alta de 26,15%, enquanto o País cresceu 15,91%.

Falando sobre a Trinca de Hubs – Aéreo, Portuário e de Telecomunicações – destacou que o Porto do Pecém deverá movimentar mais de 20 milhões de toneladas, o que representa um recorde histórico. Lembrou ainda que o Hub Aéreo foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19, mas vem retomando os voos nacionais e internacionais.

Telecomunicações

Na questão de Telecom, o chefe do Poder Executivo cearense disse que Fortaleza é o segundo ponto mais conectado do mundo, devido ao grande número de cabos submarinos de fibra óptica ancorados na Praia do Futuro. Este ano foi inaugurado o primeiro conectando a Europa ao Brasil, da EllaLink, saindo de Portugal para o Ceará. Há, ainda, um grande número de data centers na Capital e, em breve, a Amazon vai instalar uma ampla infraestrutura nessa área.

Ricardo Parente, Marcelo Botelho e Pompeu Vasconcelos

O encontro na FIEC contou com a participação dos principais representantes dos setores industrial, empresarial, político e do poder público do Estado. Em energias renováveis, afirmou que foi inaugurada a segunda maior usina de energia solar fotovoltaica da América Latina, próximo à divisa com o Rio Grande do Norte e existe um grande parque neste segmento que será implementado no decorrer dos próximos anos.

Ao final de seu discurso, Camilo ressaltou a importância do Hub de Hidrogênio Verde que será implantado na região do Complexo do Pecém, por meio da parceria entre o Governo do Ceará, FIEC e UFC, ideia que foi imediatamente pelo presidente Ricardo Cavalcante e pelo reitor Cândido Albuquerque, respectivamente e todos estão trabalhando em prol do seu desenvolvimento já a partir de 2022.

Investimentos

Élcio Batista, Beto Studart, Chiquinho Feitosa e Fernando Cirino Gurgel

A expectativa de investimentos neste setor é superior a US$ 52 bilhões. “Isso vai mudar o desempenho econômico do Estado e pode abrir um leque de oportunidades, em todos os segmentos. Já estamos com 12 protocolos assinados com grandes empresas internacionais para investir aqui. O mundo todo está olhando para isso, que é a descarbonização do planeta. E o Hidrogênio é a alternativa viável, para construir um novo combustível no mundo”, salientou.

Explicou que a Europa não tem condições de produzir o Hidrogênio e terá de importar, que poderá ser exportado em grande parte pelo Ceará. “Pela nossa localização geográfica, nossa vocação, nosso solo, nossos ventos. Podemos dobrar o PIB do Ceará nos próximos anos, gerar milhares de empregos e riqueza para a população”, afirmou Camilo Santana.

Já o presidente da FIEC destacou todo o apoio do Governo do Ceará no enfrentamento à pandemia e o forte trabalho realizado pela Federação no sentido de auxiliar o Estado, como a doação de 1.000 capacetes de respiração assistida Elmo, para ajudar a evitar um número maior de internações em UTIs. Bem como a recuperação de 379 ventiladores mecânicos, realizada pelas equipes do Senai Ceará.

Netinho Bayde, Júlio Ventura, Ruy do Ceará e Rodrigo Nogueira

Destacou que a segunda onda da pandemia foi o momento mais difícil de sua vida, quando o Governo do Ceará implantou mais mil leitos de UTI no Estado, sendo que destes, 300 foram doados pelos empresários cearenses. “Vale lembrar que já foram vendidos mais de 12 mil Elmos pela Esmaltec, que têm ajudado a salvar vidas não apenas no Ceará, no Brasil e outros países”, informou Ricardo.

Para finalizar, lembrou da importância da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, que está em pleno funcionamento, é o sonho de todo industrial e já está na sua segunda fase. “Estive agora em Dubai, numa missão da CNI, com o vice-presidente Beto Studart, e nos Emirados Árabes têm 45 ZPEs, só em Dubai são 35. Eles só trabalham em cima de ZPE e a gente precisa entender o que está acontecendo, para não perdermos nenhuma oportunidade. E estamos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e implantamos um Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa, ESG, que é de grande importância”, concluiu Ricardo Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder