Ceará puxa expansão do setor metroferroviário no País

Por Admin - Em 14/05/2019 às 6:57 PM

O Ceará é um dos três estados que puxaram a expansão nacional do setor metroferroviário no ano passado, segundo o Balanço do Setor Metroferroviário 2018/2019, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

O balanço contabilizou os 13 quilômetros de via metroferroviária do VLT Parangaba-Mucuripe, que está em fase de operação assistida, em oito das suas dez estações. Em todo o Brasil, o balanço registra expansão que totaliza 41 novos quilômetros em vias metroferroviárias, considerando novas linhas e expansão das já existentes, nos estados de Bahia, São Paulo e Ceará.

A rede sobre trilhos ganhou duas novas linhas e 30 novas estações, somando mais de 1.100 quilômetros de extensão. O setor ainda cresceu o número de pessoas atendidas. Só no Ceará, em toda a rede, foram 12,6 milhões de passageiros no ano passado, com crescimento de 37% em relação a 2017. No Brasil a alta foi de 21%.

O VLT Parangaba-Mucuripe funciona com embarque gratuito, temporariamente, transportando, em média, 6,6 mil pessoas por dia, no horário de operação que vai de 6 às 13 horas e de 16h40 às 20 horas, de segunda-feira a sábado.

Esta linha se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza – através das estações Parangaba e Papicu, que são localizadas ao lado dos terminais de ônibus. O VLT também é integrado à Linha Sul do Metrô de Fortaleza.

Futuramente, será integrado à Linha Leste do metrô, uma obra que vem obtendo especial atenção do governador Camilo Santana, a fim de que possa ser implantada no menor prazo possível, para facilitar o transporte coletivo na capital cearense.

VLT Parangaba-Mucuripe se integra com dois terminais de ônibus da Prefeitura de Fortaleza

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business