SERVIÇOS COMPARTILHADOS

Pesquisa revela que 97% das empresas com atuação no Brasil possuem um CSC

Por Marcelo - Em 14/12/2021 às 9:38 AM

Após duas edições do Estudo sobre o Mercado Brasileiro de Serviços Compartilhados, que retrata o cenário atual dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) no País, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) lançou a terceira edição da pesquisa durante o CSC Innovation Day 2021, maior evento de CSCs do Brasil, revelando que 97% das empresas pesquisadas possuem um CSC.

Timóteo Tangarife destaca a importância dos CSCs no Brasil                          Foto: Divulgação

Havendo participação de empresas de diversos setores econômicos, o estudo identificou mais de 200 CSCs espalhados pelo Brasil e reuniu informações de grande parte deles. Para isso, foram mapeados os atributos gerais do mercado nacional de CSC, compilando as boas práticas e identificando suas oportunidades e tendências. Vale destacar que a pesquisa foi realizada durante a pandemia de Covid-19, contexto que acelerou a transformação das organizações, além de impactar todos os principais pilares dos CSCs.

Muitas pessoas ainda não possuem conhecimento sobre os serviços compartilhados, mas eles surgiram no Brasil há mais de 20 anos e podem ser encontrados com facilidade em grandes e médias empresas. “Os CSCs são responsáveis por proporcionar inúmeros benefícios para a operação das companhias, como redução de custos, melhoria do controle, desoneração dos negócios, além de padronização de processos e sistemas. Por isso, acredito que o estudo é fundamental para que as empresas conheçam a fundo suas vantagens”, disse Timóteo Tangarife, diretor-presidente da ABSC e superintendente do Centro de Serviços Compartilhados da Eletrobras.

De acordo com a pesquisa, entre as mais de 200 empresas analisadas durante o estudo, 97% possuem um CSC no Brasil, enquanto as demais estão começando a estruturá-los. Isso mostra que as organizações estão caminhando, cada vez mais, para contarem com o modelo de CSCs como parte da estratégia de negócio, em razão de todas as vantagens e benefícios oferecidos.

Além disso, 81% das empresas criaram uma área de melhoria contínua e 16% pretendem criar para apoiar na gestão dos CSCs. Com a criação desta área, que visa acompanhar os indicadores de desempenho dos processos, coordenar pesquisas de satisfação, ajudar na identificação de oportunidades de melhoria, entre outras responsabilidades, é possível aprimorar ainda mais os serviços prestados.

Com o objetivo de representar os interesses das empresas e profissionais associados, além de organizar e desenvolver conteúdos sobre os serviços compartilhados, a ABSC é vista como referência no setor e divulga a pesquisa com o intuito de ajudar empresas e executivos do segmento.

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