TECNOLOGIA PRÓPRIA E SEGURANÇA
Cândido Albuquerque assina os primeiros diplomas digitais emitidos pela UFC
Por Marcelo - Em 14/12/2021 às 12:00 PM
O reitor Cândido Albuquerque assinou os primeiros diplomas de graduação em formato digital da Universidade Federal do Ceará. Com a assinatura eletrônica, o recurso encerra a fase-piloto em cinco cursos e a instituição lança, oficialmente, sua plataforma de emissão de certificados virtuais para os cursos de graduação e pós-graduação.
O sistema de diploma digital da UFC surge frente à necessidade de novas tecnologias demandadas pelo contexto da pandemia de Covid-19, e é um recurso bastante esperado pela sua comunidade acadêmica. A Universidade empreendeu a iniciativa utilizando integralmente recursos internos de infraestrutura e de inteligência. A expectativa, agora, é que o Ministério da Educação e as demais instituições de ensino superior brasileiras possam aderir ao uso da plataforma.
Docente de uma das unidades acadêmicas onde a fase-piloto foi realizada com êxito, a de Direito, o reitor Cândido Albuquerque ressaltou que a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) tem trabalhado arduamente e trazido propostas efetivas para as mais variadas requisições da Universidade, tendo como meta a eficiência e eficácia dos processos.
“A rapidez no atendimento das demandas e a qualidade nos serviços prestados fazem da STI um órgão fundamental para a UFC, sobretudo, neste último ano em que tivemos tantos desafios para enfrentar. A transformação digital tem trazido mudanças significativas no cotidiano das áreas acadêmica e de gestão. Uma vantagem da plataforma agora lançada é que as demais instituições de ensino superior poderão usufruir da tecnologia e, assim, teremos oportunidade de celebrar parcerias no futuro”, salientou Cândido Albuquerque.
Plataforma própria
Após deixar de aderir a um sistema de diploma digital que estaria em desenvolvimento pelo MEC, o reitor Cândido Albuquerque decidiu prosseguir com a ideia de produzir uma plataforma própria. O recurso começou a ser desenvolvido, por meio da colaboração entre equipes da STI, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), do Gabinete do Reitor e de diretorias de unidades acadêmicas.
O período de testes foi realizado em cinco cursos de graduação. “Neste momento tão importante para nossa Universidade, a Prograd decidiu rememorar a criação da UFC, ocorrida em 16 de dezembro de 1954, e selecionar os cursos que deram os primeiros passos para sua consolidação: Agronomia, Direito, Farmácia, Medicina e Odontologia. Nada mais justo do que fazê-los também pioneiros neste novo grande passo”, explicou a professora Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação.
A opção pelo desenvolvimento próprio deveu-se ao fato de que a UFC terá a oportunidade de adequar a ferramenta às necessidades de sua comunidade, tais como a de expandir a expedição de diplomas não só para a graduação, mas também para a pós-graduação. Além de atender a outros tipos de certificação digital que, porventura, venham a ser autorizados pelo MEC.
Os primeiros diplomas digitais dos cursos onde foi realizado o projeto-piloto foram gerados em novembro último. Agora a administração deverá seguir com a implantação nas demais unidades, e uma certeza já existe: todos ganharão tempo e estarão ajudando o meio ambiente. Não haverá mais a necessidade de deslocamentos de pessoas nem de envio de diplomas para unidades acadêmicas e administrativas da UFC, a fim de coletar assinaturas de dirigentes.