Grupo Swart fecha parceria com Sebrae para ação em turismo
Por Admin - Em 02/05/2019 às 3:15 PM
O Grupo Swart é um dos maiores produtores de rosas do Brasil instalado na região da Serra Grande, mas descobriu que poderia gerar economia e renda empregando a sustentabilidade e abrindo a fazenda para atrair os turistas que visitam o Ceará.
Isso porque, em 2018, o Sebrae-CE criou a Rota Mirantes da Ibiapaba, um passeio turístico envolvendo as cidades de Tianguá, Ubajara, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Viçosa do Ceará, Carnaubal, Ipu e Ibiapina para mostrar aos turistas suas peculiaridades, como bebidas artesanais personalizadas, comidas típicas ou atrativos turísticos naturais.
Logo o produtor Theodoro Jacob Swart vislumbrou a possibilidade de abrir as portas de sua fazenda para ser um atrativo a mais aos visitantes da região, para que vissem ’in loco’, todo o processo de cultivo, colheita e embalagem das flores.
No passeio, é dado destaque às ações sustentáveis da fazenda, como a captação da água, controle biológico e reúso de material. Só o reservatório de água garante o abastecimento da fazenda e de toda a produção por quatro ou cinco meses sem chuvas, garantindo a qualidade das flores mesmo durante a seca.
Os turistas pagam R$ 25,00 pelo passeio que estreou como novo negócio para a fazenda em janeiro deste ano. O percurso dura entre 45 minutos e uma hora e é realizado de quarta-feira a sábado, das 9 às 15 horas, e, aos domingos, das 8 às 14 horas. É necessário o agendamento pelos telefones: (88)-99256-8486 e (88)-99239-2884 ou pelo e-mail [email protected].
Theodoro e sua esposa Lucivanda pediram também orientações ao Sebrae para transformar em essências e aromatizadores as pétalas das rosas que eram destinadas à compostagem. Assim, surgiu um segundo novo negócio – batizado de Swart Souvenir Aromas.
“As flores são perecíveis, mas seu aroma pode permanecer por mais tempo. Por isso, utilizamos suas essências para criar perfumes e aromatizadores que podem ser levados como souvenirs pelos turistas que visitam a fazenda”, explica Theodoro Swart.
A Fazenda São Expedito fica na cidade de Ubajara, tendo 54 hectares, oito dos quais destinados às estufas de produção de seis milhões de hastes por ano das variedades Dé-jà-vu (amarela), Sweet Memory (rosa) e Ipanema (vermelha), comercializadas em todo o Brasil.
Fazenda São Expedito produz seis milhões de hastes anuais, em oito hectares de estufas
Foto: Divulgação