Fortaleza Solidária será lançado hoje
Por Admin - Em 29/04/2019 às 1:51 PM
Estimular o voluntariado na capital cearense é o principal objetivo do Programa Fortaleza Solidária, que será lançado logo mais, a partir das 18h30, no Auditório Waldyr Diogo da FIEC, situado no térreo da Casa da Indústria.
Tendo como inspiração a plataforma que já funciona em outras cidades, como Recife, o Fortaleza Solidária busca conectar Organizações Não Governamentais (ONGs) e voluntários para construção de uma rede de solidariedade. O Programa tem apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza.
Procurando aumentar o número de voluntários e ações solidárias na Capital, o programa cruza os dados de pessoas que querem se voluntariar, mas não sabem como, com os das ONGs que precisam de mão de obra, mas não sabem onde encontrar voluntários.
O Fortaleza Solidária é um movimento local, interligado ao Transforma Brasil, que tem como visão transformar o Brasil por intermédio do voluntariado e do engajamento cívico. Durante o evento ONGs e voluntários poderão cadastrar seus perfis, indicando áreas de atuações, disponibilidade de tempo do voluntariado e das necessidades das organizações.
A ideia do Fortaleza Solidária é criar uma rede que envolva o poder público, a iniciativa privada e, principalmente, o terceiro setor. O objetivo é induzir e estimular a solidariedade entre as pessoas na capital cearense.
De acordo com o World Giving Index (WGI 2017), estudo feito pela Charities Aid Foundation (CAF) entre 139 países, o Brasil fica em 75º lugar no ranking da solidariedade. Apenas quatro em cada 100 brasileiros desempenham algum tipo de trabalho voluntário. E segundo o IBGE (2017), há 7,4 milhões de voluntários para uma população de 208 milhões de pessoas.
Serviço voluntário pode envolver diversas áreas, desde a questão de beleza, até cuidado com a saúde
Foto: Divulgação