ESPAÇO VOLTADO AO EMPREENDEDOR
Camilo apresenta nova infraestrutura da Sedet que objetiva atrair investimentos
Por Marcelo - Em 04/01/2022 às 3:42 PM
O governador Camilo Santana participou nesta terça-feira (4), da apresentação da nova infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Sedet) e suas coligadas – como Adece, Adagri e IDT -, além de guichês de atendimento da Semace e da Sefaz, no Centro de Eventos do Ceará. O novo espaço integrado visa fortalecer o empreendedorismo e atrair novos investimentos. Também participaram da solenidade a vice-governadora Izolda Cela, e os secretários Maia Júnior (Sedet), Fernanda Pacobahyba (Sefaz), Chagas Vieira (Casa Civil) e Arialdo Pinho (Setur).
E destacou que o Estado tem no seu planejamento a receita para o sucesso que vem alcançado nas últimas décadas. “Um governo precisa focar e planejar a médio e longo prazo. As políticas não podem ser só de quatro anos, as políticas não podem ser só de quatro anos, têm de ser de estado, que precisa focar naquilo que ele quer, qual o objetivo e metas que quer alcançar. E se a gente construir de forma sólida, participativa – com a academia e o setor produtivo -, os governantes vão ter que se alinhar e seguir aquele encaminhamento. E o Ceará 2050 significa isso, um Estado sólido, com economia forte”, afirmou.
Ele ressaltou que a ZPE Ceará, atualmente, representa uma referência do Brasil e um dos pontos mais atrativos do mundo para empresas do mundo todo. “ Já temos disponível a infraestrutura para oferecer, como terreno, água, energia. E tivemos um ganho muito importante, pois antes a lei federal permitia que apenas 20% da produção da ZPE fosse comercializada internamente. Agora acabou essa barreira e 100% do que é produzido tanto pode ser para exportação quanto para o comércio interno, e abriu as portas para o fortalecimento da nossa ZPE”, disse.
O chefe do Executivo estadual lembrou que atenderá às duas solicitações realizadas pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, como a extinção dos 10% na incidência de fundos, que foi incluída no decreto assinado pela manhã. E a participação do setor produtivo no Condec. “Sou daqueles que acredita que um estado só é forte quando suas instituições são fortes e seu povo é forte. E essa pandemia nos fez refletir sobre muitas coisas, como a desigualdade social. Precisamos construir uma sociedade mais justa, principalmente através da educação”, salientou Camilo Santana. Representantes dos setor produtivo como os empresários Beto Studart, Fernando Gurgel e Roberto Macêdo, dentre outros, prestigiaram a cerimônia.
Decreto do FDI
O gestor estadual assinou o decreto que reformula o Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) e ressaltou que a Junta Comercial do Ceará está desenvolvendo um projeto para a criação de empresas em apenas dez minutos e já foi isentada a cobrança de taxas para a abertura de micro e pequenas empresas no Ceará. Houve, ainda, a inauguração do novo posto de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e os espaços do Empreendedor e do Investidor.
Já o secretário Maia Júnior, relembrou a reestruturação e avanços da política econômica do Estado, e enfatizou que o novo espaço é a casa do empreendedor cearense. “O empresário que tem relações com esses 95% só vai se dirigir a uma porta, é esta porta. Aqui estão todos os serviços que o Estado disponibiliza para facilitar a vida do empreendedor. Aqui é a casa do empreendedor”, enfatizou. O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, também assinou o decreto do FDI.