MANUTENÇÃO DA PRODUÇÃO
Empresas devem traçar estratégias para garantir matérias primas e insumos
Por Marcelo - Em 11/01/2022 às 10:14 AM
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria revela que as consequências da crise econômica mundial, potencializada pela pandemia da Covid-19, ainda serão sentidas por algum tempo pelo setor produtivo. No caso de aquisição de peças, insumos e matérias primas, as dificuldades de abastecimento reportadas pelas empresas durante todo o ano de 2021, deverão continuar, pelo menos, até abril.
Pelo menos sete em cada dez indústrias apresentaram dificuldade para adquirir insumos e matérias primas. O problema foi relatado por 68% das empresas das indústrias da construção e de extração. Segundo a CNI, o percentual é um pouco menor do que o relatado em fevereiro do ano passado, quando esse problema atingiu 73% das empresas pesquisadas. De acordo com o estudo, as dificuldades de aquisição ocorrem tanto na importação do exterior quanto no mercado interno.
Uma saída para tentar driblar o problema é fortalecer as estratégias do setor de compras das empresas, pesquisando fornecedores e preços alternativos. Para aquelas que dependem de reposição de peças, por exemplo, especialmente a indústria de bens duráveis, a experiência e o conhecimento do mercado de quem atua nesse setor, com foco nas chamadas estratégias de sourcing (abastecimento) são fundamentais.
“A participação especializada de compradores que conhecem os processos e materiais envolvidos na aquisição dos insumos garante que a empresa compre com prazos e preços competitivos para o sucesso do produto”, avaliou Flávio Cunha Cé, que atua há mais de dez anos nas áreas de compras, sourcing estratégico e comercial.
Ele explica que existem ferramentas e técnicas já utilizadas por algumas empresas que podem ajudar a encontrar os fornecedores. Uma dessas ferramentas é a planilha de custos abertos (cost breakdown), onde são inseridas todas as informações do produto e fornecedores, possibilitando analisar diversas variáveis e encontrar a melhor opção disponível para compra.
A redução de custos como uma das vantagens em se analisar a melhor escolha de fornecedores de peças, insumos e toda matéria prima necessária para produção, sem perda de qualidade, é outro desafio das empresas, especialmente em 2022, quando ainda não há perspectiva de total recuperação da economia brasileira frente aos últimos cinco anos antes da pandemia da Covid-19.