Clínica de saúde

Dr. Alberto Lima de Souza: profissionalismo, dedicação e amor pela medicina

Por Gabriela - Em 21/01/2022 às 10:12 AM

Img 0614 1 1024x683

Alberto Lima de Souza

Quando se juntam tradição, excelência e amor pela profissão, o resultado não poderia ser melhor. O médico cearense Alberto Lima de Souza é a perfeita definição de que quando se faz o que verdadeiramente se gosta, os frutos continuam a ser colhidos mesmo com o passar dos anos. Em 1984, ele decidiu fundar a Clínica Pediátrica Alberto Lima que, desde então, é referência em saúde infantil no estado do Ceará. “A Clínica surgiu do meu sonho de reunir em um único espaço profissionais experientes e dedicados que seguissem uma mesma linha de cuidado integral e humanizado para as crianças e adolescentes. Durante mais de três décadas, conseguimos unir humanismo, amor, carinho e cuidado à evolução da ciência pediátrica, com foco na constante busca pela excelência. O segredo de tudo isso é o trabalho com amor e dedicação, pois o amor é a inteligência luminosa que transforma tudo e tudo ilumina”, reforça o médico.

Escolha pelo Ceará

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dr. Alberto Lima reside no Ceará desde 1972. Sobre a escolha pelas terras alencarinas, o médico revela que tudo aconteceu quando ainda era o chefe dos residentes, na residência médica de pediatria no Rio de Janeiro. “Na época, meu chefe Dr. Luiz Torres Barbosa, sabendo da minha vontade de voltar para o Nordeste, me apresentou ao ilustre Dr. Luís de França. Era o ano de 1972, quando retornei e trabalhei quase dez anos com o mestre. Foi quem me deu o braço, me soergueu no sentido de me dar material para que eu pudesse praticar a boa medicina”, recorda. Desde então, Alberto Lima foi sócio-fundador do Hospital Pronto Baby, co-fundador da residência médica de pediatria do Hospital Geral de Fortaleza, ex-coordenador da enfermaria da Pediatria, do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Especialidades pediátricas da Clínica

Apesar de todos esses cargos importantes e essenciais para que o seu currículo profissional fosse cada vez mais enriquecido, podemos dizer que a “menina dos olhos” do Dr. Alberto Lima é, de fato, sua Clínica. Hoje, o serviço conta com mais de vinte especialidades pediátricas, distribuídas nas áreas de pediatria geral, alergia e imunologia, cardiologia, cirurgia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição materno-infantil, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pneumologia, psicologia e psicopedagogia, psiquiatria, reumatologia e fisioterapia. “Temos o orgulho de reunir profissionais reconhecidos pela excelência e dedicados exclusivamente para as nossas crianças”, pontua o médico.

Em setembro de 2020, foi inaugurado o pronto-atendimento pediátrico, uma expansão dos serviços, com a possibilidade de uso de planos de saúde, além dos serviços particulares. Sobre isso, Dr. Alberto enfatiza: ”Acreditamos em uma pediatria humanizada e personalizada. Essa sempre foi a nossa missão. E por que não praticar a mesma pediatria que nos fez referência também nos atendimentos de urgência? Com os mesmos propósitos que norteiam os nossos valores há mais de três décadas oferecemos para a sociedade cearense um pronto atendimento acolhedor, resolutivo e cheio de respeito pelas crianças e suas famílias que confiam no nosso trabalho”.

Medicina passada de geração em geração

O amor pela medicina é tão grande que Dr. Alberto Lima conseguiu multiplicá-lo. Atualmente, suas filhas, as médicas Ana Cristina Lima de Souza e Mariana Lima de Souza, estão à frente da direção da Clínica. “Foi um processo natural a escolha delas pela medicina e, depois, em áreas da pediatria. Aconteceu de forma tão rápida que um dia estavam me esperando no estacionamento do HGF, no outro dia estavam atendendo pacientes na clínica e assumindo os novos rumos do serviço (risos). É verdade que no meio dessa história, teve muito estudo e suor, mas aos olhos do pai foi assim que aconteceu”, ressalta.

Recado para as próximas gerações de profissionais

Quando perguntado sobre o recado que deixaria às próximas gerações de profissionais que desejam se dedicar à pediatria, o médico revela o desejo de que seja este trabalho uma luz que brilhe e ilumine todas as crianças. Para isso, primeiro é preciso dedicação e nunca parar de estudar. “Uma vez que a gente estabelece a medicina como profissão, ela nunca se acaba, pois você nunca deixará de ser médico. O médico é um sacerdote do corpo. A criança doente, quando chega até você, não entrega só o corpo, ela entrega a sua alma. Portanto, façamos um trabalho feito com fé, com amor, com vontade de servir, com vontade de conduzir, com vontade de contribuir para que a esperança retorne nos lares das famílias. A criança é a singeleza do ser humano no alvorecer da sua vida, o bem mais precioso”, finaliza.

Mais notícias

Ver tudo de Notas