Camilo Santana destaca a conectividade do Ceará

Por Admin - Em 16/04/2019 às 2:27 PM

O Governador Camilo Santana participou da inauguração oficial do Data Center Angonap Fortaleza, da multinacional de telecomunicações Angola Cables, que junto com os cabos submarinos de fibra óptica que passam por Fortaleza, fazem da capital cearense um Hub de tecnologia da Região Nordeste.

Com isso, o Ceará assume um papel de protagonista mundial no setor das telecomunicações. O momento consolidou o Hub tecnológico planejado pelo Governo do Ceará, que, ao lado do centro de conexões aéreo do Grupo Air France-KLM, em parceria com a Gol, e o portuário CIPP-Porto de Roterdã, formam a trinca de hubs para alavancar o desenvolvimento no Estado.

Além do governador, participaram da solenidade o CEO global da empresa, António Nunes; bem como o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, e o prefeito Roberto Cláudio.

“Há uma palavra hoje que é conectividade. Esse é o mundo atual e do futuro. O que a Angola Cables está fazendo aqui no Ceará é saindo na frente no Nordeste, tirando a concentração do eixo Sudeste e trazendo para o cá esse mundo da conectividade e da telecomunicação. Talvez sejamos no Brasil a maior concentração de provedores, com quase 400, e isso dinamiza o mercado, a economia, gerando grandes oportunidades”, disse Camilo. 

“Não tenho dúvida que a instalação da Angola Cables vai possibilitar que Fortaleza e o Ceará se destaquem nesse mundo de telecomunicação global. Isso significa atrair novos provedores de conteúdo e internet, mais investimentos em tecnologia e pesquisa, e temos o compromisso de estimular cada vez mais nossas escolas e universidades a investirem e possibilitarem a formação de pessoas nessa área”, enfatizou Camilo Santana.

A Angola Cables investiu cerca de US$ 300 milhões na construção do equipamento, edificado em uma área de 3.000 m² na Praia do Futuro, e na instalação dos cabos submarinos Sacs (South Atlantic Cable System) e Monet, que ligam via fibra óptica duas regiões com grande potencial econômico – Américas e África, gerando uma rota alternativa de conectividade com os Estados Unidos e o continente asiático. 

O Sacs sai de Luanda e chega a Fortaleza, percorrendo 6.200 quilômetros sob o Oceano Atlântico, e o Monet, com 10 mil km de extensão, interliga as cidades de Santos e Fortaleza, no Brasil, e Miami, nos EUA. A velocidade da transmissão de dados pelos cabos é de 63 milissegundos. Por meio dos cabos, as empresas instaladas no Ceará, terão conexão de melhor qualidade, estimulando a economia e a criação de empregos qualificados.

Autoridades do Ceará e de Angola participaram na inauguração do Data Center Angonap Fortaleza

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business