DESEMPENHO POSITIVO

Ibovespa fecha em alta de 6,98% em janeiro, o melhor mês desde setembro

Por Marcelo - Em 31/01/2022 às 8:17 PM

O desempenho da Bolsa de Valores brasileira encerrou o último dia de janeiro em alta de 0,21%, com a sessão chegando aos 112.143 pontos, e um volume negociado de R$ 30,38 bilhões. Com isso, o Ibovespa registrou o melhor primeiro mês desde 2020, ao registrar valorização acumulada de 6,98%.

Bolsa de Valores brasileira fechou janeiro com excelente resultado                Foto: Divulgação

Há de se destacar que este foi o segundo mês consecutivo de resultado positivo, uma vez que em dezembro do ano passado o Ibovespa registrou alta de 3%. Um elevado ingresso de capital do exterior na B3 teria sido o motivo desta boa performance do seu principal índice, nos últimos 60 dias.

Este desempenho positivo do Ibovespa tem gerado uma pressão sobre o dólar, que acabou encerrando o pregão desta segunda-feira (31) com baixa de 1,56%, cotado a R$ 5,306 na venda, representando o seu menor valor desde setembro. A queda acumulada em janeiro chegou a 4,86% da divisa norte-americana.

De acordo com especialistas em mercado financeiro, estes bons resultados de janeiro podem não se repetir em fevereiro. Afinal, além de uma nova variante da Ômicron, a possível invasão da Ucrânia pela Rússia, e a expectativa de alta da taxa de juros nos Estados Unidos, devem pressionar as economias de países emergentes, como o Brasil, onde ainda haverá eleições presidenciais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business