Ford inicia qualificação de jovens em Horizonte
Por Admin - Em 15/04/2019 às 12:25 PM
Contando com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Adece, da FIEC (Sesi/Senai) e da Prefeitura de Horizonte, inicia hoje, o Programa Ford de Educação para Jovens, que visa desenvolver competências e potencialidades, com maiores perspectivas de futuro, oferecendo mão de obra mais qualificada ao mercado.
Nessa primeira etapa serão 100 jovens de 17 a 21 anos, oriundos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, com as melhores notas em português e matemática, terão 150 horas de aula incluindo as disciplinas de comunicação escrita, matemática e lógica, informática básica, noções de saúde e segurança do trabalho, 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), administração financeira, entre outras.
Na segunda, com 160 horas, serão conhecimentos específicos para ampliar as oportunidades de emprego e renda: auxiliares de eletricista, mecânico de automóveis leves, manutenção de máquinas industriais e administrativo. O curso encerra em setembro. No ano que vem, outros 100 alunos terão a mesma oportunidade.
Segundo Eduardo Neves, presidente da Adece, a oportunidade é imperdível. “O incentivo fiscal que o Governo do Ceará dá para atrair empresas para o Estado, prevê que invistam em responsabilidade social e ambiental. Investindo nisso, têm um percentual maior de incentivo. O trabalho da Ford é exemplar, que já faz em outros estados e o momento é que essa garotada aproveite essa oportunidade que é única na vida deles”, destacou.
Já o diretor regional do Senai, Paulo André Holanda, disse que o programa é exitoso na Bahia e além da educação básica, atrelou com a profissional, por meio do Senai. “São 11 jovens que, com certeza, ao saírem desse curso estarão fortes para ingressarem o mercado de trabalho e, se Deus quiser, entrarem na fábrica da Troller, aqui. Nenhum País se desenvolve sem conhecimento e uma base educacional forte”, completou.
Para Magnólia Borges, superintendente de Comunicação e Responsabilidade Social da Ford, a política da Ford é levar iniciativas para onde a fábrica tem plantas fabris. “A gente escolheu Horizonte pelos resultados positivos que encontramos aqui, de outras iniciativas já realizadas”, explicou.
Os bons resultados da educação pública no Ceará, também foram decisivos para a escolha e ela afirmou ter certeza que a montadora obterá bons resultados, pois já teve total o apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura de Horizonte, e isso é importante para fazer a ponte com as escolas e professores da rede pública, que incentivaram os alunos.
“Todos estes 100 jovens ainda farão um curso de robótica básica e poderão concorrer ao processo seletivo da Troller para o programa jovem aprendiz, no qual serão os que tiverem melhor desempenho. Mas outras empresas também terão interesse em recebê-los, pois sairão do projeto melhor preparados para o mercado de trabalho e o ambiente organizacional”, concluiu Magnólia Borges.
No primeiro curso, 100 jovens da rede pública de ensino serão capacitados pelo programa da Ford
Foto: Divulgação