Tradição e modernidade
Símbolo do coração de Salvador, Palácio Rio Branco será transformado em luxuoso hotel
Por Admin - Em 09/02/2022 às 12:10 PM
O Palácio Rio Branco, em breve, ganhará uma nova roupagem que irá misturar tradição com modernidade. Situado no centro histórico de Salvador, o local, que já recebeu Dom Pedro I e Dom Pedro II nos tempos do Brasil Imperial, se tornará um hotel de luxo. O novo edifício deve ter 75 quartos, sendo 39 dentro do palácio e 36 em uma área anexa. As obras devem começar até outubro deste ano.
A concessão onerosa de 35 anos de uso do edifício-sede para instalação e administração do empreendimento foi publicada no Diário Oficial da Bahia durante a última semana. A empresa que vai coordenar a reestruturação é proprietária do Hotel Rosewood, que inaugurou sua primeira unidade na América do Sul em São Paulo no mês de janeiro, também trazendo luxo e modernidade a lugares de caráter tradicional.
Sobre o palácio
O edifício, que chama atenção por suas características de arquitetura neoclássica, começou a ser construído pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, no século XVI. Na época, o propósito era que o palácio fosse a sede da administração portuguesa.
Com o transcorrer do tempo, o palácio recebeu uma grande reforma, concluída em 1900, que modificou bastante o estilo da antiga fachada colonial portuguesa. Hoje, a edificação é tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico da região