Cegás bate recorde e tem 15% de GNR injetado na rede

Por Admin - Em 03/04/2019 às 2:33 PM

A Cegás tem obtido excelentes resultados da distribuição de gás natural, tanto que encerrou 2018 com um volume médio comercializado, fora o consumo termoelétrico, de 525.203 m³/dia, o que corresponde a um aumento nas vendas de aproximadamente 14,5% em relação a 2017, acima da média de crescimento nacional, que foi de 2,8%.

O aumento ex-térmico se deu em função da retomada do crescimento econômico no País e da entrada da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) na sua carteira de clientes, além de um maior esforço comercial por parte de toda a sua equipe.

Atendendo a 14 municípios cearenses, seu presidente diz ter muito orgulho em ser a primeira empresa no Brasil a distribuir, em sua rede, toda a produção de gás natural renovável (GNR ou biometano), que é produzido a partir do lixo do aterro sanitário da Região Metropolitana, na usina GNR Fortaleza.

“É a única do Brasil que tem esse produto, sustentável, que é competitivo, econômico, seguro e faz com que a Cegás, injetando cerca de 15% de GNR do volume distribuído em sua rede, seja uma das distribuidoras mais sustentáveis do mundo. O Japão não tem GNR injetado na rede. Os Estados Unidos consomem cerca de 3% de GNR. A Suécia usa cerca de 10% e nós utilizamos 15% de GNR injetados diretamente em nossa rede. Isso mostra que o Ceará está na vanguarda na indústria de gás natural do mundo”, disse Hugo Figueirêdo, presidente da Cegás.

Ele lembrou, ainda, que a Cerbras é outra grande cliente da estatal, que apostou no produto e foi a primeira empresa a consumir o GNR produzido na usina situada no aterro sanitário da RMF, pertencente à Marquise Ambiental e à Ecometano, hoje, apresenta alto nível de sustentabilidade.

A Cegás distribui o gás natural e o GNR através de uma rede de gasodutos com 500 quilômetros de extensão, que deve ser ampliada. “Nossa expectativa é acrescentar mais 20 quilômetros e chagar a 5 mil clientes adicionais em 2019, este ano, chegando a 20 mil, com uma taxa de crescimento acima da média nacional”, concluiu Hugo Figueirêdo.

Recordes

Em 2018, a Cegás registrou recordes históricos: maior volume comercializado não térmico, 573,8 mil m³/dia na média, em novembro de 2018; maior volume comercializado no segmento industrial, 330 mil m³/dia, também em novembro; maior volume comercializado em único dia, 686 mil m³, e maior volume comercializado no segmento automotivo, 229,6 mil m³/dia na média, em dezembro de 2018.

Cegás tem obtido expansão em volume comercializado bastante acima da média nacional

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business