QUESTÕES DE SEGURANÇA

Itamaraty transfere Embaixada do Brasil na Ucrânia para a capital da Moldávia

Por Marcelo - Em 04/03/2022 às 8:50 PM

O Palácio do Itamaraty anunciou nesta sexta-feira (4), em Brasília, por meio de nota, que a Embaixada do Brasil em Kiev, será comandada a partir de Chisinau, capital da Moldávia, país vizinho ao sul da Ucrânia. A mudança ocorre, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), após a deterioração das condições de segurança em solo ucraniano, conforme avançam as tropas da Rússia pelo país.

Embaixada do Brasil em Kiev teve a equipe de brasileiros deslocada                Foto: Divulgação

De acordo com o anúncio, o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, que acumula a função de embaixador na República da Moldávia, “passará a gerir a embaixada e a ocupar-se dos trabalhos de análise política a partir de Chisinau, capital daquele país, onde já está em funcionamento posto de atendimento consular a cidadãos brasileiros evacuados do território ucraniano“. Ele já havia deixado Kiev, com toda sua equipe, na última quarta-feira (2), em direção a Lviv, próximo à fronteira com a Polônia.

Consular

O Itamaraty também informou que o posto de atendimento consular aberto na cidade de Lviv e força-tarefa para apoio a cidadãos brasileiros na zona de conflito na Ucrânia terão a coordenação do embaixador do Brasil em Sarajevo (Bósnia), Lineu Pupo de Paula, que foi temporariamente deslocado para a região.

“Os cidadãos brasileiros na Ucrânia continuam a contar com apoio de funcionários locais da Embaixada em Kiev, bem como das embaixadas do Brasil na Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia, que seguem operando núcleos de apoio a brasileiros que estejam deixando a Ucrânia”, enfatizou o Itamaraty.

Em casos de emergência, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores pode ser contatado pelo número de telefone +55-61-98260-0610. Os dados de contato de todas as embaixadas e postos de atendimento consular na região podem ser acessados no site do Itamaraty (www.gov.br/mre).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder