Testado e aprovado

M3 Competition: um foguete que teima em dizer que é carro

Por Jota Pompílio - Última Atualização 8 de março de 2022

Jota Pompílio, editor
Img 20220220 Wa0030

Fotos: Jota Pompílio. Teste drive realizado em Icaraizinho de Amontada, Ceará.

Sabe aquele supercarro que um dia você dirigiu, apegou-se a um detalhe, sentiu o motor e jamais esquecerá? Gentilmente cedido pela autorizada BMW Haus Fortaleza, na capital cearense por um fim de semana, comigo o BMW M3 competition ganhou esse status de inesquecível. Motor? Uma “turbina” de 3.0 com 510 cv que o empurra de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos! Quando muda para o modo “Sport”, parecia que eu estava em uma das arrancadas do filme de “Volta Para o Futuro” com meu corpo totalmente puxado para trás!!!!!!!!

Bmw M3 Competition Track 2021 (1)

Bmw M3 Competition interior

Além da dirigibilidade, falar com a supermáquina bavariana é uma experiência surreal. Ao volante é só você dizer “olá BMW!” que já é o suficiente para uma voz feminina responder: “pois não, em que posso lhe ajudar? “Eu estou com calor”, respondo. Automaticamente, o sistema reconhece a necessidade e altera o ar condicionado para uma temperatura fria! Em outra situação, eu disse “olá BMW, estou com fome!”. “Pois não! aqui está a relação de restaurantes ao seu redor” e logo aparece na tela pra você escolher! O segredo? Várias funções estão controladas pelo comando de voz sem ser necessário fazer conjugações complicadas ou desviar os olhos da pista. Genial!!!!!!!

Img 20220307 Wa0011

Contornos em harmonia

Vou ser direto e minha conclusão sobre a aparência do Novo M3: toda vez que eu passava por um grupo de pessoas, município, até na capital, elas paravam e olhavam em direção ao modelo! Portanto, se você planeja entrar sorrateiramente em algum lugar, não leve um da linha M Competion. O sedan esportivo alemão é certamente um carro extravagante, de linhas originais e que é impossível ser despercebido. E olha que a cor do modelo que eu estava não era extravagante como a amarela que existe por aí!

Bmw M3 Competition Track 2021 (3)

Cabine: espaçosa, confortável, requintada

Ao abrir as portas, você é saudado por um interior esportivo, com cores que combinam com a externa do modelo. Baixinho, você tem que se curvar e sentar quase ao chão a bordo. O M3 é equipado com estofamento em couro colorido refinado e está em toda parte: nos bancos dianteiros e traseiros, nas tampas das portas, no túnel central e na seção superior do painel.

Img 20220307 Wa0008

M3 Competition faz de 0 a 100km/h em 3,9 segundos

Embora esportivo, a experiência de viagem a bordo do M3 foi um relaxamento completo. Por quê? Cada ultrapassagem se tornava fácil, fácil com 510 cv. Eu me sentia em casa dirigindo a máquina e mal conseguia aceitar o fato de que, eventualmente, teria que sair. Apreciei os bancos que, por algum momento, roubava mais atenção e que tinham uma cor que combinava com sua cor externa.

A forma geral do painel é fiel ao design BMW, com o console central voltado para o motorista. Dispensa vários botões físicos, mas ainda é intuitivo e funcional. No geral, a experiência do usuário é bastante suave – raramente, eu me peguei procurando por um botão físico específico, mas consegui resolver o “enigma” rapidamente depois disso. Traduzindo: super claro e clean.

Img 20220307 Wa0005

O super esportivo da marca passa segurança e uma ótima dirigibilidade

A seu gosto….mas com cuidado!!!

Em rodovias federais e estaduais, em quase todos os modos de condução, os tempos de resposta do motor à aceleração são basicamente mantidos dentro dos mesmos limites. Porém, no SPORT, a loucura impera! O torque de pico é algo absurdo e faz você empurrar o carro para mais. A direção fica mais rígida, a suspensão e os amortecedores idem, as mudanças de marcha (oito, tá!) são mais rápidas. Tudo é espontâneo no modo SPORT: você se encontra brevemente navegando a 150 km / h, depois a 180 km / e facilmente passará de 200 km / h. Confesso que coloquei 180km em uma reta, mas quando não tinha nenhum carro por perto. Lembrando que 250 km/h é a velocidade máxima dele, ok?

Img 20220307 Wa0006

O aro também é arte pura e roubou a cena.

Me perdoe os que gostam de carro elétrico, mas ouvir o rugido alto do motor quando a gente dá na chave através do sistema de áudio é um deleite completo.E, na estrada certamente aumenta a tentação de levar o carro a limites ainda maiores. Mas cuidado que o perigo mora aí!

O isolamento acústico, que é perfeito, contribui para a sensação serena de dirigir este veículo. Simplesmente, você não consegue ter uma noção da velocidade real do carro – isso é perfeitamente adequado para um modelo de alto desempenho, mas vem com uma carga de responsabilidade. Você pode levar o carro até seus limites mais extremos, mas a que custo?

Img 20220220 Wa0008

Não há como ficar desapercebido com o BMW M3 competition.

Conclusão

O M3 Competition é uma refinada peça de arte automobilística. Ah, a “M” – divisão de Motorsport da BMW está complementando 50 anos este ano.  Mas voltando ao M3 Competition, considero-o uma elegância máxima em movimento e um modelo que desperta as paixões extremas. Na BMW Haus Fortaleza, de acordo com Diego de Freitas, gerente da autorizada alemã, em Fortaleza, o M3 está a partir de R$ 790.950,00. Uma coisa é certa, comprando-o, você nunca mais vai querer largá-lo!

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road