Onélia Santana apresentará o Mais Infância Ceará em Brasília

Por Admin - Em 11/03/2019 às 4:26 PM

A primeira-dama do Ceará e idealizadora do Mais Infância Ceará, Onélia Santana, recebeu convite do Ministério da Cidadania para apresentar o programa no II Seminário Internacional da Primeira Infância – O melhor investimento para desenvolver uma nação.

O evento será realizado amanhã e quarta-feira, em Brasília. “Temos que priorizar a primeira infância e ainda focar nos mais vulneráveis, só assim teremos uma sociedade menos desigual”, destaca Onélia Santana.

O seminário reunirá especialistas do Brasil e exterior, que vão debater o impacto da atenção nos primeiros anos de vida, com base nos mais recentes estudos científicos sobre o tema. 

Na oportunidade, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, apresentará os resultados e desafios do Programa Criança Feliz – referência mundial na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento infantil.

Entre os palestrantes, estão a diretora do Programa de Implante Coclear pediátrico da Universidade de Chicago, Dana Landau Suskind; a assessora do China Development Research Foundation e assessora sênior em desenvolvimento infantil do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Mary E. Young; a diretora da Fundação Bernard van Leer, Cecilia Jones, o assessor de economia do Departamento Social do BID, Norbert Schady, e outros.

Criado em agosto de 2015, o Programa Mais Infância Ceará defende a necessidade de um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. 

A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar, Tempo de Aprender e Tempo de Nascer.

Os estudos sobre o impacto de programas sociais voltados à primeira infância renderam ao economista americano James Heckman o Prêmio Nobel de Economia. Heckman comprovou que políticas públicas focadas nesse período da evolução humana têm potencial de gerar verdadeiras revoluções sociais.

Onélia Santana criou o Mais Infância Ceará e vai apresentá-lo em um evento internacional no DF

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business