Taxa de empreendedorismo tem alta no Brasil
Por Admin - Em 27/02/2019 às 4:31 PM
Os números da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) confirmam o processo de recuperação da economia brasileira em 2018 e apontam reflexos positivos no crescimento da taxa de empreendedorismo no Brasil.
Segundo o levantamento, 2018 foi o ano em que, majoritariamente, os empreendedores atuaram de forma a consolidar os negócios criados em períodos anteriores e passaram a se estabelecer como atividade produtiva.
Houve uma grande massa de pessoas do setor produtivo formal, gerando um grupo de novos empreendedores que tentaram buscar novos negócios. Mas o percentual de empreendedores por oportunidade e por necessidade ficou dividido em 50%, o que não é muito bom.
“Precisamos fazer uma análise mais aprofundada e o temos feito uma campanha no sentido de dar a orientação necessária, realizar um plano de negócios. Estamos preparados para oferecer o apoio que estes novos empreendedores precisam”, explicou Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará.
Realizada no Brasil pelo Sebrae, a pesquisa GEM revela que 38% do total de brasileiros em idade produtiva estão envolvidos com algum tipo de atividade na área dos micro e pequenos empreendedores, o que representa cerca de 52 milhões de pessoas.
Trata-se do segundo melhor desempenho para a taxa de empreendedorismo brasileira desde 2002. “A economia do país vem mudando e a tendência é continuar em crescimento”, analisa o economista Marco Aurélio Bedê, analista de Gestão Estratégica do Sebrae.
Muitas pessoas passaram a empreender devido à expansão da taxa de desemprego no País
Foto: Divulgação