Zonas portuárias e industriais em debate na AECIPP

Por Admin - Em 13/02/2019 às 11:58 AM

Doutor em Ciências de Gestão (Aix-Marseille Université, França), Igor Pontes será o próximo participante do Ciclo de Palestras que a AECIPP promove no próximo dia 21, às 9 horas, no IFCE do Pecém, com o tema: “Constatações empíricas sobre o desempenho de zonas industriais e portuárias (ZIPs)”.

O evento instituído pelo presidente da AECIPP, Ricardo Parente, objetiva apoiar o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará com temas relevantes e lições exitosas que foram aprendidas. “As bases para o amplo desempenho do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) já foram lançadas e estão na direção correta”, diz Igor Pontes.

Para ele, que também é diretor da Associação de Gestores e Executivos de Logística, são necessários apenas “ajustes de percurso” para ampliar o desempenho do complexo cearense, atraindo novos empreendimentos, a partir de critérios claros de benefícios e retornos para a ZIP e para a região. 

Em sua palestra, Igor Pontes abordará constatações acerca de modelos de gestão de ZIPs observadas em três zonas específicas: Grande Porto Marítimo de Marselha, CIPP e Autoridade Portuária de Roterdã, destacando pontos de sucesso e práticas que podem resultar no insucesso.

“Falando em termos de desenvolvimento regional, a ZIP precisar avançar no empreendimento de interações com a região do entorno (museus, projetos, marketing social, universidades empenhadas na criação da cultura marítimo-industrial) coo diversos canais de comunicação efetivos, sobretudo com a AECIPP”, destaca o professor.

Ele lembra, ainda, que é preciso estimular a criação de cadeias produtivas amplamente ramificadas como forma de gerar vantagens competitivas ligadas ao território e formalizar um modelo de gestão que seja capaz de viabilizar e apoiar as atividades produtivas que hoje estão inseridas no CIPP.

Na avaliação de Igor Pontes, o CIPP tem um frutífero campo de negócios a explorar, que vai desde a prospecção de indústrias de manufatura marítima, passando pelos diversos serviços e negócios marítimos, até os serviços logísticos de transporte e armazenamento, por exemplo. Em especial após o fechamento da parceria com o Porto de Roterdã.

Região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém tem muito a crescer nos próximos anos

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business