Instituto Iracema Digital será lançado na FIEC

Por Admin - Em 04/02/2019 às 3:51 PM

O Instituto Iracema Digital tem o objetivo de promover interação entre empresas, academia, governos e sociedade, dando visibilidade às ações e iniciativas da área, divulgando as inteligências e as potencialidades, bem como projetando o Ceará na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

E o seu lançamento acontece amanhã (5), durante uma palestra focada em tecnologias digitais em segurança, a cargo do especialista em Cidades Inteligentes, Renato de Castro, que tem ampla atuação global em smart cities, sendo CEO de uma spinoff de tecnologia para este setor e embaixador do TM Fórum de Londres.

O evento acontecerá no auditório da FIEC reunindo os principais atores de TIC do Estado – governos, academia, empresas e startups -, visado transformar o Ceará em uma vitrine do potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação aqui existente, levando em conta os cabos de fibra óptica, data centers e o Hub de Comunicação Digital instalados em Fortaleza.

De acordo com o presidente do instituto, Ricardo Liebmann, o Ceará registra várias iniciativas de inovação, de aceleração de startups, detém uma estrutura de educação bem distribuída em todo o território, entretanto falta um organismo catalizador desse ambiente. 

O instituto Iracema Digital vem cumprir esse papel e surge exatamente da necessidade do setor, que já é pujante, com capacidade de promover o crescimento acelerado da economia do Estado, que detém uma infraestrutura privilegiada nesta questão. 

A estratégia, na visão de seus idealizadores, ensejará maior interação entre o segmento, aumentando o  volume de negócios das empresas, ampliando a captação de recursos e investimentos da academia na perspectiva de  melhorar a qualidade de vida no Ceará.

Sem fins lucrativos, o Iracema Digital fez sua avant première na Feira do Conhecimento de 2018, realizada pelo Governo do Ceará. E quer ser um hub de inovação no Estado, promovendo a articulação necessária ao ecossistema de TIC.

Muito trabalho deve ser feito nos próximos anos, a fim de ajudar o Ceará a se tornar mais próspero e justo pela contribuição do setor, através de softwares, bases de dados, data centers, nuvens, internet, Inteligência Artificial, robótica, internet of things (IOT).  

Smart cities têm tecnologias digitais focadas em segurança, que serão debatidas na FIEC

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business