Embrapii e Israel têm US$ 10 milhões a projetos inovadores
Por Admin - Em 01/02/2019 às 2:30 PM
A aproximação entre Brasil e Israel pode ser uma oportunidade de negócios e de pesquisas para o Ceará. Isso porque a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Autoridade de Inovação de Israel (IIA) vão destinar US$ 10 milhões a projetos inovadores realizados em conjunto por empresas com sede nos dois países.
O objetivo é ampliar a competitividade da indústria nacional e promover a cooperação tecnológico-econômica entre Brasil e Israel. Para inserir projetos cearenses no cenário internacional, o deputado estadual Carlos Matos articulou uma reunião entre representantes de Israel (professores Raphael Bar El e David Bentonila); do IFCE; do Governo do Ceará; empresários e a diretora do Polo Embrapii IFCE Fortaleza, Cristiane Borges.
Carlos Matos lembra que a parceria entre Israel e o Estado já rendeu frutos importantes para o desenvolvimento social do Ceará e que, agora, o momento é ainda mais propício. “O projeto Caminhos de Israel é um exemplo. Agora, além de pensarmos projetos para a área da agricultura, podemos discutir e ouvir as demandas das empresas nas áreas de energia e ciências da vida”, explica o parlamentar.
O professor israelense Raphael Bar El defende um modelo de inovação amplo. “É importante que o Ceará nos aponte quais são as demandas pontuais das empresas. O problema é que muitas vezes o empresário não sabe ainda quais são as reais necessidades dele, por isso temos que fazer com que ele enxergue as possibilidades”, ressalta o especialista.
Após o fechamento do edital, no dia 18 de abril de 2019, a Embrapii e o IIA farão uma análise conjunta das propostas e a divulgação dos projetos selecionados está prevista para acontecer no próximo mês de agosto.
Representantes de Israel e do Ceará discutiram as possibilidades de cooperação tecnológica
Foto: Divulgação