Última etapa do eSocial inicia em julho

Por Admin - Em 30/01/2019 às 1:49 PM

As empresas brasileiras com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016 precisarão cumprir a quinta e última etapa do eSocial a partir do próximo mês de julho. Enquanto os demais layouts foram adaptados de rotinas já realizadas pelas empresas, no caso de SST, muitas companhias não possuem informações estruturadas e automatizadas.

Hoje, ainda existem muitas companhias que descumprem a legislação. Importante lembrar que o governo impõe multas de alto valor aos negócios que não respeitam as leis ligadas à saúde e segurança do trabalhador. Além disso, essa etapa é composta por sete layouts, seis tabelas e duas regras de validação de informações.

Há, ainda, a exigência de substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Devido aos desafios das obrigações relativas a situações envolvendo Saúde e Segurança no Trabalho (SST), a LG lugar de gente, especializada em gestão de RH, alertando sobre os riscos desta etapa.

Segundo dados da empresa, envios das rotinas de SST, datas para entrega de exames médicos, formas de comprovar o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) são algumas das principais dúvidas de seus clientes.

“Para realizar as entregas, é necessário que a empresa faça a integração dos sistemas de SST com as demais áreas, principalmente com o RH. É importante destacar que os prazos e as responsabilidades precisam estar alinhados de forma clara para os profissionais de medicina, segurança do trabalho e recursos humanos. Com o eSocial, o envio dos dados será em formato digital”, explica Sáttila Silva.

Dados a serem repassados precisam ser precisos e completos, para evitar problemas futuros

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business