Prefeitura de Fortaleza realiza maior pesquisa de mobilidade urbana
Por Admin - Em 30/01/2019 às 12:46 PM
A Prefeitura de Fortaleza realiza, a partir do próximo dia 5, a Pesquisa Origem-Destino 2019 na Capital e Região Metropolitana, o maior estudo sobre mobilidade urbana realizado na região, com o intuito de planejar ações voltadas para a melhoria do transporte.
As informações coletadas vão compor um banco de dados estatísticos que subsidiarão os projetos e ações de mobilidade urbana. Ações como readequação e criação de novas linhas de transporte público, integração entre os modais, expansão da rede cicloviária, construção de novas vias, novas estações, pontos de parada e terminais de transporte público, dentre outras, serão embasadas por essas informações.
No ano passado, Fortaleza foi a cidade vencedora do Sustainable Transport Award (Prêmio de Transporte Sustentável, em tradução livre) – uma competição global de projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva. O anúncio foi realizado durante o Congresso Mobilize, na Tanzânia.
O prefeito Roberto Cláudio recebeu a premiação, devido às inúmeras ações em prol da melhoria da mobilidade urbana que tem implementado na capital cearense desde a sua primeira gestão à frente do Poder Executivo de Fortaleza.
Por ter vencido a premiação em 2018, Fortaleza vai sediar o evento deste ano, que visa a inverter a pirâmide, colocando pedestres e ciclistas como prioridade no trânsito.
A partir dos resultados obtidos após a Pesquisa Origem-Destino 2019, terá início a etapa de modelagem da oferta e demanda, que contemplará os deslocamentos motorizados e não motorizados, internos e internos-externos às zonas de tráfego de forma a representar os padrões de deslocamento da população, resultando na matriz de origem e destino.
Em seguida, será realizada a etapa de identificação do contexto, caracterização e diagnóstico, que possibilitará uma profunda compreensão da problemática existente para a proposição das soluções e cenários mais apropriados.
O Programa de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza (Pasfor) é realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de expandir a rede de transporte multimodal, tendo como prioridade os modos de transporte não motorizados e os motorizados de alta capacidade.
Fortaleza recebeu prêmio internacional de transporte sustentável, por suas ações de mobilidade
Foto: Divulgação