Ceará tem segundo melhor resultado em transplantes da história
Por Admin - Em 29/01/2019 às 5:08 PM
Melhorar a saúde dos cearenses é uma ação prioritária do governador Camilo Santana. Tanto que o Ceará realizou 1.536 transplantes de órgãos e tecidos durante o ano passado, o que representa segundo melhor resultado da história.
No total, foram 19 a mais que no ano anterior, quando o Estado fez 1.517. Destaque para o número de transplantes de fígado, 211 realizados, o segundo maior recorde consecutivo registrado no Ceará. Em relação a 2017, houve crescimento de 4,9% no número de transplantes hepáticos.
Outros três tipos de transplantes também se destacaram no ano passado: quatro de rim/pâncreas, 31 de coração e 32 alogênicos de medula óssea. Comparado com 2017, o Ceará totalizou 14 transplantes a mais desses órgãos e tecidos. Em 2018, houve também 220 transplantes de rim, um de pâncreas, três de pulmão, 68 autólogos de medula óssea, 938 de córnea e 28 de esclera.
A coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Régia, ressaltou o resultado positivo obtido no ano passado e declarou que a meta é ampliar a capacitação de profissionais para viabilizar mais captações de órgãos no interior do Estado.
Para tanto, os helicópteros da Ciopaer, inclusive um avião monomotor que foi apreendido com drogas e revertido para aquela unidade da SSPDS, poderão dar um suporte de extrema relevância, na questão do transporte aéreo desses órgãos até os locais dos transplantes.
Transporte de órgão coletados deve ser realizado com urgência, para que não possa haver perdas
Foto: Divulgação