Mauro Filho apresenta propostas para reforma da Previdência

Por Admin - Em 29/01/2019 às 3:55 PM

O titular da Seplag, Mauro Filho, esteve em Brasília, onde reuniu-se com o secretário Especial da Previdência, Rogério Marinho, para apresentar sugestões que possam ser implementadas na reforma previdenciária que o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica estão finalizando.

Ele destaca que Previdência não é somente um problema fiscal, mas se o sistema de capitalização for entendido como importante, resultará numa poupança para que o Brasil possa vir a crescer e se desenvolver. 

“Normalmente, quando se fala da Previdência, a única análise é o fiscal. Para mim, ela tem um componente macroeconômico que é fazer o País crescer, porque será gerada uma poupança adicional, facilitando o crescimento econômico e a geração de empregos”, disse Mauro Filho.

Ele citou o exemplo do Chile, onde o regime de capitalização de contas individuais foi feito baseado somente na contribuição do trabalhador, gerando valores pequenos. “Estamos procurando fazer uma convergência para um regime de capitalização de contas individuais que possam ser incluídas não somente a contribuição do trabalhador, mas também a patronal”, asseverou.

O secretário lembrou, ainda, que isso dá mais segurança, elimina privilégios e reduz as despesas existentes. “Estamos procurando fazer essa convergência, mas o ministério já tem muita coisa avançada e, com certeza, esperamos que até a primeira quinzena de fevereiro o presidente possa encaminhar a proposta ao Congresso Nacional”, finalizou Mauro Filho.

Mauro Filho apresentou suas sugestões ao secretário Especial da Previdência, Rogério Marinho

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business