Startups têm R$ 13 milhões em edital para inovação na Indústria categoria C
Por Admin - Em 18/01/2019 às 1:28 PM
Um total de R$ 13 milhões está disponível para startups, micro e pequenas empresas de base tecnológica interessadas em solução de desafios propostos por grandes indústrias, através de três chamadas do Edital de Inovação para a Indústria categoria C.
O valor será disponibilizado para o desenvolvimento de projetos em áreas como sustentabilidade, bem-estar social, inteligência operacional e eficiência. O lançamento das chamadas vai ocorrer em três estados. Na segunda-feira (21) será na Firjan; no dia 23 na Fiesp e no dia 25 na Fiep.
O Edital de Inovação para a Indústria categoria C é uma parceria de grandes empresas com Senai e o Sebrae. Para Marcelo Prim, gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai, as novas chamadas se destacam pelo maior aporte financeiro que as empresas estão colocando nos projetos.
“O aumento da quantia investida pelas empresas mostra que elas estão vendo maior valor agregado nos editais de inovação”, disse. “O edital não só conecta a demanda de grandes empresas com startups, como é uma oportunidade de compartilhar riscos tecnológicos e de negócios e de ter acesso ao quadro de pesquisadores que o Senai coloca à disposição”, complementa.
Uma das chamadas é da Enel, um dos principais players de energia do País, que propõe três desafios. Um deles pede soluções para levar água potável a populações sem acesso a serviços de água tratada e esgoto.
O outro diz respeito à diminuição de poeira em residências próximas a construções de usinas fotovoltaicas e eólicas. O terceiro pretende resolver a gestão de resíduos sólidos e promoção do melhor aproveitamento do lixo no Nordeste brasileiro.
“Buscamos ideias inovadoras e sustentáveis para solucionar desafios encontrados no desenvolvimento de nossos negócios, sempre atentos às necessidades das comunidades locais”, afirma Débora Pinho, responsável por Projetos de Sustentabilidade em Geração e Transmissão da Enel no Brasil.
Levar água potável a áreas sem acesso é um dos principais desafios para as startups participantes
Foto: Divulgação