PIB cearense sobe 1,48% no terceiro trimestre
Por Admin - Em 20/12/2018 às 4:49 PM
O PIB do Ceará encerrou o terceiro trimestre deste ano, comparado com igual período de 2017, registrou uma expansão de 1,48%, levemente acima do desempenho nacional, que fechou julho/agosto/setembro com um crescimento de 1,3%. E a previsão da equipe do Ipece é que o ano deva fechar em 1,35%, também acima da média do País.
Já no acumulado do ano, com dados dos três primeiros trimestres, o resultado do Ceará chegou a 1,07%, pouco abaixo da média nacional, com 1,1%. E nos quatro últimos trimestres, o desempenho cearense chegou a 1,97% e o País ficou em 1,4%.
A Agropecuária, mais uma vez, puxou o resultado positivo, com uma alta de 12,48%, enquanto o Brasil registrou uma expansão de 2,5%. O milho, a mandioca e as lavouras de sequeiro fora as principais causas do crescimento do setor, aliado à baixa base de comparação.
Já a Indústria teve um desempenho levemente negativo, com -0,05%, enquanto que a média nacional cresceu 0,8%. Apesar disso, na comparação com o trimestre anterior, registrou alta de 4,30%, bem superior ao número nacional, que foi de 0,4%.
E o Ceará sofreu mais os impactos da paralisação dos caminhoneiros e pela retração registrada na construção civil. O resultado foi de praticamente estabilidade, devido ao crescimento do setor de metalurgia, em especial devido à exportação de placas de aço da CSP.
O setor de Serviços, um dos mais importantes para o Ceará, pois representa 76% da economia do Estado, registrou um crescimento de 1,48%, comparado com resultado positivo de 1,2% do Brasil. O comércio teve um bom desempenho, de 4,79%, impactando fortemente no desempenho do PIB cearense.
Os números foram apresentados há pouco, pela equipe do Ipece, órgão ligado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).
Desempenho da Indústria manteve a estabilidade graças às exportações de placas de aço da CSP
Foto: Divulgação